Igreja lugar de Anjos e Demônios.........

Ufa preciso de ar! Sim preciso respirar!....

Acabo de ler as páginas 314,315, 316 do livro “Anjos e Demônios” de Dan Brow conhecido por polêmicas envolvendo a Igreja. Antes de mais nada devo admitir que a maestria do escrito me cativou, já havia assistido o filme “O código Da Vinci” e sinceramente não havia achado motivos para tantas polêmicas, agora entendo que devia ter lido o livro antes mesmo de ligar o DVD do filme. Mas volto ao “Anjos e Demônios”, a parte toda a questão fantasiosa as páginas acima citadas me fizeram desejar ardentemente que fosse verdade o que o tal livro narra, não pelo gosto do exagerado desejo assassino e sim pela coragem de um simples padre, o camareiro do Papa que pronuncia um discurso de tirar o fôlego!

Enquanto lia percebi que não respirava e repetia para mim mesma “ah como desejaria ter padres com tal oratória”. Rebusquei em minha memória de católica estudante de teologia e reconheci algumas vozes proféticas em minha Igreja e agora ouso fazer uma analogia com o título do livro.

Em minha Igreja, a Igreja Católica Apostólica Roma, existem anjos e demônios! Em um certo tempo da história acreditava-se que os anjos estavam todos no antro sagrado das ordens eclesias, ou seja eram o padres, bispos, monges, cardeais, papas. E os demônios estavam soltos entre os leigos perdidos no mundo!

No entanto, hoje se sabe que não é bem assim...o universo habitado é o espaço de anjos e demônios, seja esse universo visto como o mundo seja visto como meu mundo interior. Anjos e demônios circulam pelos altares de nossas Igreja...muitas vezes demônios se vestem de anjos, em outro casos anjos se transfiguram em demônios....mas um fato que não posso negar: em minha Igreja existem anjos simplesmente disfarçados de seres humanos, de homens ( no sentido específico de “varão”) que assumem uma função sagrada.

Mas enquanto escrevo um outro pensamento me ocorre: também os demônios são anjos, decaídos conforme a crença em que fui criada, mas não deixam de ser anjos. Então a divisão pode ser quase impossível. Quando anjos são anjos e quando anjos são demônios? Um fato é real: sejam demônios ou anjos sempre serão anjos....e o que isso significa?

Bom ao menos que eu esteja por demais enganada, mas geralmente ao se escutar a palavra “anjo” a primeira imagem que nos vem é de algo bom, um quadro carregado de bondade. Então ainda que demônios a bondade pode se fazer presente!

Mas retorno à imagem do padre que discursa nas páginas acima citadas. Ele se mostra como um anjo falando a demônios e eu me pego desejando anjos assim em minha Igreja. No entanto, me descubro consciente de que eles existem e se espalham por essa Igreja imensa, se escondem em recantos perdidos em meio aos pobres, ou sentam em cadeiras estofadas e são responsáveis por decidir, escrever, ensinar.

Existem os anjos que tocam diariamente com os olhos e as mãos as misérias humanas e existem os anjos encarregados de editar documentos e pronunciar discurso tentando indicar os melhores caminhos para que possamos caminhar por vias mais pacíficas e certeiras.

Agradeço e reverencio os anjos de minha Igreja vistam batina ou não...segurem o báculo ou sejam cingidos com a púrpura faixa, ou ainda levem na veste a brancura da missão papal. Enfim saúdo os anjos que por ai se disseminam e nos ajudam a acreditar sempre mais que a Igreja é santa e pecadora, casa de anjos e demônios, pois é instituição formada por seres humanos.

(é isso....simples ressonância de uma leitura...ressonâncias de uma Cristã-católica que se mete a estudar teologia)

Débby Pupo
Enviado por Débby Pupo em 01/02/2011
Código do texto: T2766260
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.