O ORGULHO DO REI

“Depois de tudo isto, havendo Josias já restaurado o templo, subiu Neco, rei do Egito, para guerrear contra Carquemis, junto ao Eufrates, Josias saiu de encontro a ele.”

II Crônicas 35.20

O rei Josias começara a governar Israel com oito anos de idade e reinou durante trinta e um anos sobre aquele povo, com temor e inteireza de coração ao Deus de Israel.

Diz a Bíblia que “antes dele não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao Senhor de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças, segundo toda a lei de Moisés; e, depois dele, nunca se levantou outro igual.”

No trigésimo primeiro ano do seu reinado, Faraó-Neco subiu para guerrear contra o rei da Assíria, junto ao rio Eufrates, e Josias decidiu, por sua própria vontade e risco, ir ajudar Carquemis.

Creio que o rei Josias não consultou a vontade de Deus quanto ao participar daquela guerra, que nem era dele.

O resultado foi desastroso e fatídico, pois, mesmo entrando disfarçado na batalha, o rei Josias foi atingido por flechas do inimigo e ali morreu.

Quando praticamos algo errado, o primeiro juiz a nos indicar que estamos na direção contrária é a nossa consciência; no caso do rei Josias o próprio Neco lhe mandou mensageiros, dizendo: “Que tenho eu contigo, rei de Judá? Não vou contra ti hoje, mas contra a casa que me faz guerra; e disse Deus disse que me apressasse; cuida de não te opores a Deus, que é comigo, para que Ele não te destrua.”

O orgulho de Josias, naquele momento, não permitiu que ele ouvisse o recado que o próprio Deus lhe enviara.

Podemos servir a Deus durante toda a nossa vida, mas por um descuido, a nossa salvação é colocada em risco, em questão de segundos.

Medite nisso.