Sinteticamente, quais são as três grandes revelações?

No século XII a.C., Moisés trouxe para a Humanidade a Primeira Revelação, materializando a idéia do Deus único. Moisés promulgou a lei do Monte Sinai, lançando os fundamentos da verdadeira fé, como grande médium que era. Como homem, foi o legislador eficiente, que organizou a Sociedade da época procurando livrá-los dos erros do politeísmo.

Após Moisés, veio Jesus Cristo, encarnando a Segunda Revelação, e acrescentou à essência dos ensinamentos mosaicos a idéia da vida futura, Jesus faz encarar a divindade de um ponto de vista totalmente novo: "não é mais o Deus quer ser temido, mas o Deus que quer ser amado". Jesus, resume o Decálogo num mandamento maior - o amor a Deus acima de todas as coisas - e num menor, semelhante àquele - o amor ao próximo - e estabelece assim as bases da Religião Cósmica (Universal).

A Doutrina dos Espíritos, como Terceira Revelação, é o Cristianismo Redivivo. A revelação espírita possui um duplo caráter, visto que participa, ao mesmo tempo, da revelação divina e da revelação científica, as duas vias que levam o homem ao verdadeiro conhecimento. Segundo Kardec, "o que caracteriza a revelação espírita é que sua origem é divina, que a iniciativa pertence aos Espíritos e que a sua elaboração é o resultado do trabalho do homem".

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 18/01/2011
Código do texto: T2735860
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.