Os Espíritos

1) Como deve conduzir-se quem deseja instruir-se seriamente?

Não acreditar de maneira vulgar que os Espíritos são uma criação distinta das outras e sim, que são as almas das pessoas que viveram na Terra ou em outros mundos, sem a matéria (corpo).

Acreditar em almas e Espíritos que são semelhantes a nós mesmos e que, como nós, têm um corpo: fluídico e invisível em estado normal.

A alma tem um duplo envoltório. Pesado, grosseiro e destrutível: o corpo.

O outro fluídico, leve e indestrutível: o perispírito.

Deve armar-se, nisto como em tudo de paciência e de perseverança e sujeitar-se ao que for preciso, pois de outro modo mais vale não tratar do assunto. E não beber o conhecimento em uma única fonte.

2) Quais os elementos essenciais materiais e espirituais que formam o homem?

Três coisas essenciais contam-se, pois, no homem:

1º) A alma ou Espírito, princípio inteligente onde residem o pensamento (energia, vibração eletromagnética = sentimento), a vontade e o senso moral.

2º) O corpo, envoltório material que coloca o Espírito em relação com o mundo exterior.

3º) O perispírito, envoltório leve, imponderável, que serve de laço intermediário entre o Espírito e o corpo (cópia fiel do corpo).

O envoltório exterior sucumbe quando está gasto e já não pode realizar suas funções. Como nos livramos de uma veste imprestável chamamos de morte. Entretanto, a alma conserva, seu corpo fluídico ou perispiritual.

A morte do corpo liberta o Espírito do envoltório que o prendia à Terra e lhe trazia sofrimentos. Uma vez desembaraçado dessa carga, fica-lhe apenas o corpo etéreo, que lhe permite percorrer os espaços e franquear as distâncias com a rapidez do pensamento.

3) Qual é a diferença entre a alma e o Espírito?

A união da alma, do perispírito e do corpo material, constitui o homem encarnado.

Separados do corpo, a alma e o perispírito constituem o ser denominado Espírito.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 08/01/2011
Código do texto: T2716086
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.