O Espiritismo em seu tríplice aspecto

1) Onde encontrar as raízes da Filosofia Espírita?

Em princípio, o Espiritismo é filosofia, com raízes profundas na própria tradição filosófica (a partir das escolas gregas). Está é a razão pela qual Sócrates e Platão figuram na Codificação como precursores do Cristianismo e, por conseguinte, do Espiritismo. O Livro dos Espíritos fora até mesmo escrito na forma dos diálogos de Platão: perguntas e respostas. E, ao final da obra, nas suas "Conclusões", Kardec analisa a doutrina e afirma: "Sua força está na sua filosofia, no apelo que faz à razão e ao bom senso" (item VI). Na 1ª parte do livro, são abordadas as "Causas Primárias": Deus, Elementos Gerais do Universo, Criação e Princípio Vital. Contudo, o Espiritismo não é só Filosofia.

2) Quais são as partes da Ciência Espírita?

A Ciência Espírita, portanto,contém duas partes:uma experimental, sobre as manifestações em geral; outra filosófica, sobre as manifestações inteligentes (LE, "Introdução", item XVII). Ambos os casos apresentam como base do conhecimento a fenomenologia mediúnica, coroada pelo ensinamento dado pelos Espíritos, que nos revelaram as leis naturais.

3) Como se caracteriza a fé na Religião Espírita?

O Espiritismo é desprovido de rituais, sacramentos, idolatrias, mitos e quaisquer cultos exteriores. A Doutrina Espírita, por isso, como religião que efetivamente é, surge do exercício da razão; daí a idéia de fé raciocinada, "que se apóia nos fatos e na lógica e não deixa nenhuma obscuridade: crê-se porque se tem a certeza, e só se está certo quando se compreendeu" (ESE, Capítulo XIX, item 7). Se trata de "Religião, propriamente considerada como sistema de crescimento da alma para celeste comunhão como Espírito Divino", nas sábias palavras do Espírito Emmanuel.

Assim, o Espiritismo, como consciência teórica, está concentrado em O Livro dos Espíritos; como consciência prática, está exposto em O Livro dos Médiuns; e, como consciência moral, religiosa, ética e estética, desdobra-se em O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 07/01/2011
Código do texto: T2714085
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.