Elementos Gerais do Universo

1) O que é o Universo?

O Universo é infinito formado pela matéria e o Espírito e acima dos dois está Deus, a Inteligência Suprema e causa primária de todas as coisas, constituindo-se assim a Trindade Universal, não de pessoas e sim de substâncias distintas e autônomas.

2) Quais são os estados da matéria e suas características?

O fluido universal ou fluido cósmico, é a matéria elementar primitiva, cujas modificações, ou transformações, constituem a variedade inumerável dos corpos da Natureza. Esse fluído, imponderável e inabordável pelos instrumentos humanos, é o que podemos chamar quintessência, ou matéria quintessenciada, matéria do mundo espiritual.

A matéria, que começa no átomo, encontra-se no Universo em dois estados distintos: eterização e condensação. No primeiro, temos os fenômenos do mundo invisível, que são da alçada do Espiritismo.

No segundo, os fenômenos do mundo visível, da alçada Ciência. No seu ponto de partida, o fluido universal encontra-se em grau de pureza absoluta.

Na nossa realidade existencial, a matéria divide-se em orgânica, formando os corpos dos seres vivos (os homens, os animais e as plantas); e inorgânica, encontrada nos minerais, na água, no ar, entre outras coisas.

3) O que é o Espírito?

O princípio inteligente do Universo, tem atributos, entre os quais se destaca a inteligência: "Vossa alma é um Espírito que pensa" (LE, 460).

Todos os Espíritos estão destinados à perfeição, que implica no conhecimento de todas as coisas. A doutrina da reencarnação, que corresponde à idéia da justiça de Deus, é que nos permite caminhar de um extremo ao outro, dando a cada existência um passo na senda do progresso, através da consciência, da razão, da vontade, da inteligência e do livre arbítrio.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 06/01/2011
Código do texto: T2711946
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.