A Parábola do Semeador
1) O que é uma parábola?
É uma narração alegórica na qual o conjunto de elementos evoca, por comparações, outras realidades de ordem superior. Pode ser considerada uma narração alegórica que encerra doutrina moral. Sendo que, alegoria é a exposição de um pensamento sob forma figurada.
2) Por que Jesus muitas vezes falou por parábolas?
Jesus dizia que as verdades não podiam ser compreendidas e falou de tudo, para entender o sentido oculto de certas palavras, era preciso que novas idéias e novos conhecimentos viessem dar-nos a chave. Essas idéias não poderiam surgir antes de um certo grau de amadurecimento do Espírito humano. A ciência devia contribuir poderosamente para o aparecimento e desenvolvimentos dessas idéias. Era preciso, pois, dar tempo à Ciência para progredir.
3) Como se pode comparar as sementes da parábola às diferentes categorias de Espíritos?
Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a entende, vem o mal e arrebata o que semeou no seu coração; este é o que recebeu a semente junto da estrada.
E o que recebeu a semente no pedregulho, é o que ouve a palavra, e a recebe com alegria, mas como não tem raiz em si mesmo, chegando às angústias e perseguições, ofende-se.
E o que foi semeado entre espinhos, este é o que ouve a palavra, porém os cuidados deste mundo e o engano das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutuosa. E o que recebeu a semente em boa terra, este é o que ouve a palavra e o entende e dá fruto; e assim um dá cento, e outro sessenta, e outro trinta por um.
Há pessoas que ouvem as palavras, mas ficam frios diante destas. Que acham bons os conselhos, mas não para eles e sim para os outros. E há outros que aprendem as instruções e as aplicam. Há os que ouvem só como objeto de curiosidade e se apegam mais nos fenômenos materiais.