Paraíso - Inferno - Purgatório - Paraíso Perdido
1) Como a Doutrina Espírita explica a concepção de Céu e Inferno?
Paraíso e inferno representam tão somente o estado consciencial de cada criatura a refletir sua condição moral.
2) Como podemos entender o Paraíso Perdido?
Quando um mundo chega ao término de sua evolução, irá desaparecer para dar lugar a inúmeros outros que se destacam da matéria cósmica.
Os habitantes que alcançaram seus progresso total, ascendem a mundos superiores, os que se atrasaram no seu aperfeiçoamento irão para mundos novos, menos adiantados, cumprir missões penosas, nas quais poderão trabalhar pelo seu próprio adiantamento, o mesmo tempo que trabalharão para o adiantamento de seus irmãos ainda mais atrasados (LE, 1019).
3) Explique o dogma do pecado original.
A expulsão de Adão e Eva do paraíso, segundo o relato bíblico, nada mais foi do que a queda de uma raça superior aos terráqueos, exilada para a Terra, mundo ainda de expiação.
De acordo com este mito ainda a origem de todo o mal que assola a Terra está no dogma do pecado original, herdado de Adão e Eva. Na Terceira Revelação que os Espíritos trouxeram à Humanidade, já há o esclarecimento de que o mal tem suas raízes na desobediência às leis divinas de cada criatura, em razão do livre arbítrio.
Bibliografia:
LE, 1011 a 1019.