Epifania ; Deus se revela humano...

Epifania termo de origem grega, significa revelação, manifestação de uma autoridade ou de uma divindade à comunidade. Nos primeiros séculos vigentes do Cristianismo, passou a ser uma celebração crista admitida pela Igreja para comemorar a manifestação do menino Jesus.

No oriente Epifania é a designação da “festa do natal do Senhor”, seu aparecimento na carne.

No ocidente, passou a ser celebração da “revelação de Jesus ao mundo pagão”

Jesus não veio ao mundo para um único povo, o povo judeu, mas veio para todos. Propondo a salvação a todas as pessoas, esta salvação veio da periferia de Belém e não da grande Jerusalém e muito menos daqueles que estavam no poder.

Diante do nascimento do menino Jesus, duas propostas foram oferecidas: aceita-lo ou rejeitá-lo. O evangelho deste acontecimento nos mostra claramente que ele é procurado pelos pastores (magos) e rejeitados pelos reis. Desde seu nascimento Jesus provoca decisão a favor dele ou contra ele.

Os pastores (magos) foram guiados por uma estrela ate o menino Deus e ao encontrá-lo perceberam que ele era a estrela guia e avisados em sonhos, retornam ao seu pastoreio por outros caminhos, sem prestar contas ao rei Herodes. Ao estarem com Maria a mãe do menino e com José o pai, os magos ofereceram três presentes ao pequenino, ouro, incenso e mirra.

Ouro, que simbolizava a realeza, demonstrando que Jesus era rei.

Incenso, que naquele período, simbolizava a divindade, portanto afirmando que Jesus era divino e a mirra que era um perfume extraído de uma erva que era utilizando para cobrir o mau cheiro dos defuntos (visando à conservação por um período maior do corpo), demonstrando que Jesus era humano e passaria pela morte da cruz...

Epifania é a festa da manifestação de Cristo, revelado pelos magos pastores, ensinando-nos que Jesus Cristo é nosso Rei e ao mesmo tempo humano e divino.

Há, aqueles que se deixam guiar pela estrela e os que a ignoram ou simplesmente não a percebem. O menino Jesus cresceu e continua sendo a estrela guia dos nossos caminhos. Deus ilumina a humanidade na pessoa de seu filho, luz do mundo.

Percorrer o caminho que os reis magos fizeram, hoje seria impossível, visando os conflitos entre palestinos e judeus e os muros altos de Belém, Jerusalém e o que compreende a faixa de gaza, cercados de preconceitos e tendência de facções que separam estes povos das propostas de vida do próprio Cristo. Porem fazer o caminho dos magos, do ponto de vista teológico, significa santificar-se e santificar a sociedade em que estamos inseridos. É esforçar-se para viver a proposta de reino deixada por Jesus, cabe a nós aceita-la ou rejeitá-la. A experiência humana do reino de Deus é professarmos não só com palavras, mas gestos concretos a fé no menino divino, guiados pela estrela chamada vida, seguindo a luz da paz, da justiça, da solidariedade, dos presentes que precisamos no nosso dia a dia, pra vivermos de fato a fraternidade do Deus-menino, que se fez homem para compreendermos a sua Epifania de vida.

Cabe a cada um de nós, deixarmos ser conduzido e iluminados por Jesus neste ano e nos vindouros sempre...