EMOÇÕES DE JESUS
Logo que o olhar penetrante de Jesus percorreu o profanado pátio do templo, todos os olhos instintivamente se voltaram para Ele. As vozes do povo e o barulho do gado foram silenciados. Sacerdotes, principais, fariseus e gentios, todos olhavam com muda surpresa e temor indefinível ao Filho de Deus, que Se erguia diante deles com a majestade de Rei do Céu, divindade que fulgurou através da humanidade e O revestiu com uma dignidade e glória que nunca antes haviam sido reveladas. Um estranho temor caiu sobre o povo. Os que estavam mais próximos de Jesus se afastaram instintivamente o mais que lhes permitia a multidão. Com exceção de alguns de Seus discípulos, o Salvador Se encontrava só. Todo som silenciou; o profundo silêncio parecia insuportável, e quando os lábios firmes, comprimidos de Jesus se abriram, e Sua voz ecoou como trombeta, houve um gemido ou suspiro involuntário de alívio de todos os presentes. Ele falou em tons claros e com um poder que fez o povo estremecer como se fosse movido por uma tempestade poderosa: "Está escrito: a minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores". (Mt.21:13). Ele desceu os degraus e, com autoridade maior que a que havia manifestado três anos antes, com indignação que extinguia toda oposição, em tons que soavam como trombeta através de todo o templo, ordenou: "Tirai daqui estas coisas".