Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
              ESPADAS DE AMOR E DE DOR
                      (profecia de Simeão) 


                 (
Evangelho de Lucas, 2, 22-35 )
 
nto dodia

22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primo­gênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”.

24Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos – como está ordenado na Lei do Senhor.

25Em Jerusalém, havia um homem chamado Si­meão, o qual era justo e piedoso, 26e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.


27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.


33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti uma espada te traspassará a alma”. 

                                           *******

Reflexão de Antoni BigCuore: meus irmãos e minhas irmãs em Cristo, bom dia! Paz e alegria em seus corações!

O Evangelho de hoje é muito lindo e merece uma análise mais aprofundada do exemplo dado por Nossa Senhora. Esta com José vão para fazer, conforme o ritualismo judaico, a apresentação do Menino ao Templo, levando consigo, duas rolas e dois pombinhos, símbolos de denotavam a simplicidade de sua família. Os ricos sacrificavam Cordeiros, bois e cabritos, animais mais “nobres” na época.


Simeão, homem justo, realiza seu sonho de pegar o Menino nos braços e faz uma profecia de grande expressão. Mormente, à Maria dizendo que “uma espada de dor te transpassará a alma”!.

Simeão, homem esperançoso, aguardava ansiosamente o Messias, o enviado por Deus para libertar o povo de Israel.

Meus irmãos e minhas irmãs, a vida do cristão é também feita de espadas de dor e espadas de amor!. Como diz Paulo, onde abundou o pecado, superabundou a graça!.

A nossa caminhada é cheia de espinhos, pequenos e grandes que nos machucam a alma e coração!. Somos fracos!. Mas, se tivermos FÉ, Deus nos capacita a enfrentar todas as tribulações, sejam pequenas ou grandes.

Espadas de dor modernas: doenças em geral, tentações de toda ordem, drogas, sexo desenfreado, ganância, egoísmo, personalismos, doenças emocionais cada vez maiores (depressão, síndrome de pânico etc),enfim, desequilíbrios de toda ordem. Corrupção, sobretudo, a política; vaidades, ambições políticas do vale tudo etc. etc. etc.

Espadas de Amor: esperança, fé, caridade, alegria, paz, tranqüilidade, serenidade, fraternidade, solidariedade, equilíbrio, doação, partilha, prosperidade, harmonia, amor enfim.

Uma certeza todo cristão deve ter: Deus nunca dá a provação além de nossas forças!. Confiemos, pois, em Deus e na sua providência!!! Ele nunca nos desampara! Ele é FIEL sempre!!!

Imitemos o exemplo de Maria, sempre firme, determinada e, em silêncio, junto ao Menino Deus e depois em toda a sua vida adulta, culminando com sua morte na cruz!!!

Louvado seja Deus para sempre!!! Confiemos no Senhor, Ele é a nossa força, fé e a nossa eterna esperança!!!
Deus os abençõe abundantemente!!! Paz, e muita alegria em seus corações!
                                  *******

(*)Autor é Escritor e cantor em sp.sp. Acesse e divulgue seu link evnagelizador: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (texto inspirado em sp.sp., 28.12.2010, 4ª feira, às 10,37 hrs.)
 
ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 29/12/2010
Reeditado em 30/12/2010
Código do texto: T2697828
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2497 textos (956170 leituras)
87 áudios (67824 audições)
1 e-livros (165 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/19 15:25)
ANTONI BIGCUORE