ESPADAS DE AMOR E DE DOR
                      (profecia de Simeão) 


                 (
Evangelho de Lucas, 2, 22-35 )
 
nto dodia

22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primo­gênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”.

24Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos – como está ordenado na Lei do Senhor.

25Em Jerusalém, havia um homem chamado Si­meão, o qual era justo e piedoso, 26e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.


27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.


33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti uma espada te traspassará a alma”. 

                                           *******

Reflexão de Antoni BigCuore: meus irmãos e minhas irmãs em Cristo, bom dia! Paz e alegria em seus corações!

O Evangelho de hoje é muito lindo e merece uma análise mais aprofundada do exemplo dado por Nossa Senhora. Esta com José vão para fazer, conforme o ritualismo judaico, a apresentação do Menino ao Templo, levando consigo, duas rolas e dois pombinhos, símbolos de denotavam a simplicidade de sua família. Os ricos sacrificavam Cordeiros, bois e cabritos, animais mais “nobres” na época.


Simeão, homem justo, realiza seu sonho de pegar o Menino nos braços e faz uma profecia de grande expressão. Mormente, à Maria dizendo que “uma espada de dor te transpassará a alma”!.

Simeão, homem esperançoso, aguardava ansiosamente o Messias, o enviado por Deus para libertar o povo de Israel.

Meus irmãos e minhas irmãs, a vida do cristão é também feita de espadas de dor e espadas de amor!. Como diz Paulo, onde abundou o pecado, superabundou a graça!.

A nossa caminhada é cheia de espinhos, pequenos e grandes que nos machucam a alma e coração!. Somos fracos!. Mas, se tivermos FÉ, Deus nos capacita a enfrentar todas as tribulações, sejam pequenas ou grandes.

Espadas de dor modernas: doenças em geral, tentações de toda ordem, drogas, sexo desenfreado, ganância, egoísmo, personalismos, doenças emocionais cada vez maiores (depressão, síndrome de pânico etc),enfim, desequilíbrios de toda ordem. Corrupção, sobretudo, a política; vaidades, ambições políticas do vale tudo etc. etc. etc.

Espadas de Amor: esperança, fé, caridade, alegria, paz, tranqüilidade, serenidade, fraternidade, solidariedade, equilíbrio, doação, partilha, prosperidade, harmonia, amor enfim.

Uma certeza todo cristão deve ter: Deus nunca dá a provação além de nossas forças!. Confiemos, pois, em Deus e na sua providência!!! Ele nunca nos desampara! Ele é FIEL sempre!!!

Imitemos o exemplo de Maria, sempre firme, determinada e, em silêncio, junto ao Menino Deus e depois em toda a sua vida adulta, culminando com sua morte na cruz!!!

Louvado seja Deus para sempre!!! Confiemos no Senhor, Ele é a nossa força, fé e a nossa eterna esperança!!!
Deus os abençõe abundantemente!!! Paz, e muita alegria em seus corações!
                                  *******

(*)Autor é Escritor e cantor em sp.sp. Acesse e divulgue seu link evnagelizador: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (texto inspirado em sp.sp., 28.12.2010, 4ª feira, às 10,37 hrs.)