Caracteres do Homem de Bem - Conhecimento de Si Mesmo

1) Qual a relação do homem de bem as Leis Morais?

O homem de bem busca continuamente uma auto-avaliação de si mesmo, para conscientizar-se de seus atos.

2) Como proceder para conhecer a si mesmo?

O primeiro passo para o conhecimento de si mesmo, segundo Santo Agostinho, consiste em interrogar a cada dia a própria consciência e ver se não se faltou ao cumprimento do dever, se ninguém tem nada de se queixar sobre a sua pessoa.

Mas como julgar a si mesmo? A dificuldade está justamente em conhecer a si próprio.

É assim que podemos julgar nossas ações segundo uma máxima universal: Não fazer aos outros o que não se deseja para si mesmo.

O que conhecer?

Importa conhecer não somente as limitações, mas sobretudo, as potencialidades, aquilo que existe de infinito no Espírito, a força anterior, o amor, a inteligência, a capacidade de transcender a si mesmo.

3) Relacione o método de Sócrates com a reforma íntima?

a) Ironia (interrogação) - consiste em interrogar a si mesmo e destruir toda falsa imagem ou idéia de si mesmo.

b) Maiêutica (gr. parturição) - consiste em trazer à luz a interioridade, os potenciais infinitos do Espírito.

Dessa forma o método de Sócrates, já precursor do Cristianismo, evidencia as bases da reforma íntima, nos termos da Doutrina Espírita.

Bibliografia:LE, 918 a 919a.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 29/12/2010
Código do texto: T2697216
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.