Ainda não é o Ponto Final

Quero terminar 2010 afirmando que ainda não chegamos ao ponto final! No máximo, um ponto-e-vírgula ou até um ponto parágrafo; mas, não um Ponto Final.

Há tempo, ainda, para refletirmos no que não fizemos e devíamos ter feito; há espaço para entendermos que não somos tão absolutos assim como pensávamos e, por isso, precisamos daqueles que sempre estiveram à nossa volta... Há oportunidades também para buscarmos aquilo, ou aqueles, que perdemos (se é que ainda poderemos encontrar) e, sem medo ou receio de que nos achem ridículos, confessarmos que ainda precisamos destas coisas ou daquelas pessoas... Ainda não é o Ponto Final! É tempo de reflexão e o saldo disso devemos levar para 2011...

Com a chegada do novo ano teremos oportunidades de recomeçar e/ou fazer novos projetos. Não estou falando daqueles projetos do tipo: "Vou parar de fumar", "Vou fazer um regime sério desta vez", ou outras promessas que fazemos e que nunca são cumpridas efetivamente. Não é a isso que me refiro! Quero pensar sobre o que efetivamente é necessário para que o ano vindouro seja, de fato, um ano de renovações. Em que preciso renovar minha vida? De que maneira viverei 2011 e os demais anos de minha vida? Encontrei estas respostas revendo a parábola do Filho Pródigo, conforme registrado em Lucas 15.11-23.

1) Vou fazer confissões (21)

Quando entendemos que não devíamos ter feito o que fizemos precisamos nos arrepender. A forma de demonstrar arrependimento é fazendo confissão àqueles a quem ofendemos. Se não confessarmos, certamente não iremos nos retratar; se não confessarmos não poderemos afirmar que estamos arrependidos... No máximo teremos um grande remorso, e nada mais do que isso! O fruto do arrependimento é a confissão.

2) Vou pedir Perdão (21)

Isto não é muito fácil; mas é necessário!

Observe que o filho foi direto ao pai e afirma que não está em condições nem de continuar sendo chamado de filho; reconheceu que errou e foi pedir perdão. Às vezes é necessário acontecerem certas coisas em nossas vidas para que reconheçamos nossos erros e voltemos atrás decisões que tomamos com a cabeça quente, ou com o olhar num horizonte mui longínquo e fora de nosso alcance.

O filho pródigo aprendeu com seus erros e foi pedir perdão ao seu pai.

3) Vou buscar a Reconciliação (21)

Aquele jovem buscou reconciliação porque reconheceu que na casa de seu pai, até aos mais humildes jamais faltaria coisa alguma (17). Ele queria uma relação que envolvesse cuidado, proteção e amor... Isso encontrou somente na Casa do Pai.

Conclusão

Diz um certo ditado: "O que não tem remédio, remediado está!"

Mas, para nós ainda há novas oportunidades; ainda não é o Ponto Final!

Confessar as ofensas é sinal de arrependimento. Pedir perdão é reconhecimento de que ofendemos ou fizemos o que não devíamos ter feito. Buscar reconciliação com aquele ou aqueles a quem ofendemos é o sinal de que estamos em condições de viver um novo tempo. Afinal, 2010 não é o ponto final para nenhum de nós. Estejamos prontos a confessar nossas faltas, a pedir perdão e buscar a reconcliação com Deus através de Cristo Jesus.

Que em 2011, tenhamos coragem de nos arrependermos, pedirmos perdão e nos reconciliarmos com o nosso próximo e com Deus para que tenhamos condições de estar vivendo um novo tempo em nossas vidas.

Graça e Paz!

PaPeL
Enviado por PaPeL em 28/12/2010
Reeditado em 19/01/2011
Código do texto: T2696982
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.