Lei de Justiça, Amor e Caridade

1) O sentimento de justiça é natural, ou resulta de idéias adquiridas?

Justiça é a virtude moral pela qual se atribui a cada indivíduo o que lhe é direito; é um sentimento natural, inerente ao ser humano, e não resultado das idéias adquiridas, pois consiste no respeito ao direito de cada um.

2) Em que se diferem a lei humana e a lei natural ou divina?

A lei natural ou divina é eterna, imutável, e sua origem identifica-se com a própria natureza de Deus, sendo sempre a mesma para todos.

A lei humana, compreendendo um conjunto de leis ou normas que regem as relações entre os homens, é feita de acordo com sues interesses, seus costumes, seu caráter, estabelecendo regras que podem variar com o progresso moral e intelectual.

3) O que caracteriza a propriedade legítima?

Todos os bens que o homem ajunta através do trabalho, honesto, sem ter causado prejuízo moral ou material a outros, constitui-se em propriedade legítima, que ele tem o direito de defender e que lhe permitirá o devido repouso, quando não possa mais trabalhar.

Bibliogrtafia:

LE, 873 a 885.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 27/12/2010
Código do texto: T2694128
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.