Lei de Liberdade - Liberdade Natural - Escravidão - Liberdade de Pensamento e de Consciência

1) Qual a relação entre a Lei de Sociedade e a Lei de Liberdade? Qual o limite para liberdade?

A liberdade e o direito de um terminam onde começam a liberdade e o direito do outro. Segundo a Lei Natural, a liberdade é relativa como decorrência da natureza social do homem, ou seja, a Lei da Sociedade que lhe é imanente.

A resposta está no ensinamento de Jesus: Não façais aos outros o que não quereis que os outros vos façam. Eis o princípio da Lei da Justiça Divina, que marca o limite dos direitos e da liberdade de um em relação ao outro.

2) A liberdade de pensamento é absoluta? Explique.

O pensar é absolutamente livre, porém importa considerar o conteúdo dos pensamentos. Quando se pensa criam-se imagens fluídicas que geram consequências maléficas ou benéficas, segundo a qualidade do pensamento. O homem é responsável por seus pensamentos, perante Deus e perante a si mesmo.

3) Como agir com relação às crenças que conduzem o homem ao mal?

Não se pode modificá-las, pois trata-se de foro íntimo; pode-se, sim, reprimir atos que venham a prejudicar terceiros.

No caso de doutrinas perniciosas, deve-se tentar conduzi-las a verdade pela doçura e persuasão, jamais pela força, por imposição ou violência.

Bibliografia:

LE, 825 a 842.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 26/12/2010
Código do texto: T2692694
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.