Igualdade dos Direitos do Homem e da Mulher - Igualdade Perante o Túmulo

1) É certo que homem e mulher tenham os mesmos direitos? Por quê?

Sim, embora tenham aptidões diferentes a desempenharem na sociedade.

2) Por que a tendência em perpetuar a memória dos mortos?

É o último ato de orgulho dos familiares e amigos, desejosos de se glorificarem a si mesmos, em nítida demonstração de riqueza. Pelo fato de a igualdade entre os homens não cessar com a desencarnação, a saudade de um ser amado reveste-se da mesma importância para os parentes que nada possuem, mesmo que em seu túmulo não haja nada de suntuoso.

3) Como a Doutrina Espírita considera as pompas fúnebres?

As pompas fúnebres são justas e de bom exemplo quando homenageiam a memória de um homem de bem, mas não apagarão as más ações de todo aquele que não soube viver de acordo com a moral cristã. Consequentemente, tais pompas de nada valerão e tampouco o ajudarão na sua ascensão espiritual. Diga-me onde dói e te direi o por quê.

Bibliografia:

LE, 817 a 824.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 26/12/2010
Código do texto: T2692234
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.