Desigualdades das Riquezas - Provas da Riqueza e da Miséria

1) Como se explica a desigualdade de riquezas?

A desigualdade das riquezas nem sempre se origina das diferentes faculdades, ou dos mais variados recursos de que alguns dispõem para adquirir mais bens do que outros; muitas vezes é também fruto de falcatruas, injustiças e outros meios ilícitos de que lançam mãos os que ainda se deixam levar pela cobiça e pela posse de bens materiais.

2) Se uma fortuna foi mal adquirida, os herdeiros também serão responsáveis por isso?

Os herdeiros de fortunas amealhadas desta forma não são responsáveis pelo mal que seus antepassados fizeram, principalmente se desconhecem tal fato.

3) Qual das duas provas é mais perigosa para o homem: a da pobreza ou da riqueza?

A diversidade de riquezas e de misérias tem uma finalidade útil: a de provar as almas no excesso e na submissão. Os que sofrem com resignação, sem murmurações e com trabalho constante, conseguem superar suas provas. Pelo arrastamento ao mal a que dá causa, pelas tentações que geram e pela fascinação que exerce, a riqueza constitui uma prova arriscada, mais perigosa que a da pobreza, é o supremo excitante do orgulho, do egoísmo e da vida sensual. É o mais estreito laço que prende o homem à Terra. As pessoas pensam que podem ter tudo o que quiserem.

Bibliografia:

LE, 808 a 816 - ESE, Capítulo XVI, itens 8 a 11.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 26/12/2010
Reeditado em 26/12/2010
Código do texto: T2692220
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.