Dai a César o que é de César
1) Como explicar a afirmação de Jesus: Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus?
Essa questão dos fariseus foi proposta a Jesus no sentido de tentá-lo a negar a lei humana em função da mosaica, foi motivada pelo fato de os judeus se recusarem a pagar o imposto aos romanos, fazendo disso uma questão religiosa. Estava claro tratar-se de uma cilada, a pergunta era uma cilada, pois esperavam com isso incitar contra Jesus a autoridade romana.
2) Qual a ligação de tal afirmação com as leis humanas e as leis divinas?
A lei dos homens são particulares e restringem-se às instituições, a lei de Deus é Universal e irrestrita, está isenta dos valores terrenos, porém, é através do respeito às leis humanas que o homem expressa seu respeito às leis divinas. A lei dos homens é composta de uma hierarquia social que cumpra ser respeitada e a Lei de Deus funda-se na obrigação moral a qual deve responder aos ditames da própria consciência; é assim que o respeito à lei humana está inserido no respeito à lei divina.
3) Qual relação teria o cumprimento da lei com o primeiro mandamento de Jesus?
Deve-se agir para com os outros como se gostaria que agissem para consigo mesmo, pois o homem responderá por todo o prejuízo moral e material que causar a outrem; isto entende-se aos deveres assumidos com relação à família, à sociedade, à autoridade constituída, incluindo-se compromissos pessoais assumidos perante a própria consciência.
Quando Jesus recomenda à criaturas o amor a Deus e ao próximo como a si mesmo, neste amor se funda o respeito a Deus e ao próximo. Sendo a lei divina a lei do amor, o seu cumprimento será o aperfeiçoamento das relações sociais, onde os mais recalcitrantes respeitarão a lei pelo próprio respeito, e não por uma imposição.
Bibliografia:
ESE, Capítulo XI, itens 5, 6 e 7.