Lei do Progresso - Progresso da Legislação Humana.

1) As sociedades poderão ser regidas somente pelas leis divinas?

Se o homem estivesse em plenitude, não precisaria das leis dos homens, e sim da Lei de Deus.

2) Qual a importância da educação e do conhecimento, para o progresso das leis humanas?

Para direcionar o homem para atingir tal grau de progresso através da prática do bem, e assim, as leis não precisarão ser tão rigorosas, o que acontecerá naturalmente pela força das circunstâncias e com ajuda de indivíduos que se elevam acima da maioria e conduzem a humanidade no caminho da perfeição.

3) Por que as leis humanas são instáveis?

A civilização criou necessidades relativas à posição social que o homem ocupa na sociedade, por isso deve-se regulamentá-la, por meio de leis humanas, os direitos e deveres dessa posição, mas, influenciado pelas suas paixões e suas vicissitudes, criam-se direitos e deveres imaginários que os homens excluem à medida que progridem. A lei natural é imutável e a mesma para todos; a lei humana é variável e progressiva. Na infância das sociedades, só esta consagra o direito do mais forte.

Bibliografia:

LE, 794 a 797.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 24/12/2010
Código do texto: T2688985
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.