Estado Natural - Marcha do Progresso.
1) Qual a diferença entre estado natural e lei natural?
O estado natural é um estado primitivo, a infância da humanidade e o ponto de partida do desenvolvimento moral e intelectual do homem.
A lei natural rege toda a condição humana e o homem se melhora na medida em que melhor compreenda e melhor pratica essa lei. (LE. 776)
2) Como se implica que, por vezes, os povos mais intelectualizados serem pouco evoluídos moralmente?
Somente a inteligência não conduz o homem a um progresso de fato, porém, gradativamente, a criatura compreenderá que seu desequilíbrio é fruto dos abusos de sua inteligência utilizada para o mal, e assim é que, no somatório dos seus atos bons, adquirirá o senso moral.
No futuro, a moral e a inteligência se equilibrarão, fazendo com que o homem tenha a compreensão do conjunto. Compreenderá ele, então, que as leis de Deus querem o bem para todos e não para o mais forte em prejuízo do fraco.
Quando um povo não evolui naturalmente, o progresso pode lhe advir através de abalos físicos ou morais.
3) Como explicar, à luz do Espiritismo, os movimentos periódicos de agitação natural?
Quando o homem perceber que as necessidades apenas materiais não lhes satisfazem as aspirações mais íntimas, ele reverá seus conceitos e princípios materialistas, passando a acreditar numa felicidade ainda desconhecida, fora dos bens terrenos, mas infinitamente maior e mais durável, e que, para alcançá-la, precisa desenvolver seu sentimento e senso moral.
Bibliografia:
LE, 776 a 785.