Laços de Família

1) O que é mais importante ao aperfeiçoamento moral: os laços de família ou os laços sociais?

Os laços de família, por serem mais duradouros, permitem o estreitamento dos elos afetivos, impulsionando em cada grupo familiar seus membros a amarem-se uns aos outros, atendendo assim aos desígnios de Deus.

As Leis sociais são necessárias ao ciclo evolutivo do ser humano, mais os laços de família são parte imprescindível do aperfeiçoamento moral de cada um. É por isso que os laços familiares devem sempre ser mais forte do que os laços sociais, pois são eles que vão permitir o desenvolvimento fraterno que deve haver entre verdadeiros irmãos.

2) Como encaram alguns pensadores os laços de família?

Herbert Spencer, filósofo Inglês (1820-1903), considerou a família como uma instituição que dá forma à vida social.

Auguste Comte, filósofo francês (1798-1857), considerou a família como célula básica, o embrião e o modelo da sociedade, de maneira que esta somente é perfeita quando se estrutura na família.

John Dewey, filósofo e pedagogo norte-americano (1859-1952), acentuou a importância do lar na organização e na preparação da vida social.

3) Como deve ser o lar, segundo a Doutrina Espírita?

Aprende-se na Codificação que o casamento, marco inicial na constituição da família, representa um progresso conquistado pelo homem em busca de sua perfeição, mas deve-se evitar o relaxamento dos laços familiares, pois implicam, ao invés do amor, no desenvolvimento do egoísmo, retardando assim o ciclo evolutivo da humanidade.

Bibliografia:

LE, 773 a 775.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 23/12/2010
Reeditado em 23/12/2010
Código do texto: T2688558
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.