Submisão
Tiago 4
De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.
Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?
Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.
Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.
Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?
Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos;
Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.
Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.
Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado
Introdução
O foco principal desta narrativa esta na submissão a vontade de Deus.
Contexto
Tiago expressa ao fieis o que é andar debaixo desta missão. Ja no inicio deste texto ele nos fala sobre nossas principais dificuldades.
A paixão, ou as paixões que guerreiam dentro de nós
*Cobiça
* Morte
* Inveja
E a nossa dificuldade em pedir a Deus o que realmente importa, nossos pedidos acabam tendo por fundamento os prazeres humanos, alem disto o nosso constante erro de mantermos amizade com o mundo, ou seja, o tipico Jargão que usamos o crente " Raimundo, um pé na igreja e outro no mundo".
Ser um crente com amizades com o mundo não esta ligado ao fato de não ir a igreja, ou andar por caminhos indevidos, muitas vezes dentro de nossa zona de conforto, no banco de nossos templos. O pastor lança a palavra e por contra dos nossos conceitos " mundanos" colocamos em duvida a palavra ministrada.
Deus é claro a amizade com o mundo é inimizade com Deus e está atitude é tratado da seguinte forma: " Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes".
Para compreender os misterios de Deus é necessário um coração humilde submisso ao querer de Deus Ninguem move o coração de Deus com uma formula magica, com a manipulação de palavras, Ele espera de nós atitudes de fé e quebrantamento o descansar na certeza de que a vontade de Deus é sempre boa , perfeita e agradável.