Próximos (ou não) de Jesus - 5 reflexões (João cap. 6)

(João cap. 6)

"Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer” (João 6:51,52,).

Jesus, falando aos judeus numa sinagoga em Cafarnaum (Jo. 6), Se compara com um pão, afirmando que essa comida garante a eternidade a quem dela se alimenta. Os ouvintes se escandalizaram com tais palavras do Mestre, imaginando como seria isso possível. Jesus referia-se ao Seu corpo que seria pendurado na cruz para resgatar o ser humano da condenação eterna.

Depois de várias afirmações do mestre, afirmando ser o pão da vida, podemos ver 5 acontecimentos dignos de atenção:

I. Grande parte dos seguidores de Jesus convenceu-se de não poderem mais ouví-lo

"Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?" - vs. 60. Seguidores de Cristo que se cansam d'Ele? A Bíblia, porém, nos diz "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos" (Fp. 4:4).

II. Jesus reconhece os falsos seguidores

"Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar" (Jo. 6:64). Deus tudo sabe a nosso respeito: "Porventura não esquadrinhará Deus isso? Pois ele sabe os segredos do coração" (Sl. 44:21).

III. A bênção de seguir a Cristo, verdadeiramente, é dada por Deus

"E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido" (Jo. 6:65). Fomos abençoados por Deus para nos encontrarmos com o Messias: “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37).

IV. Os falsos seguidores não são perseverantes

"Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele" (Jo.6:66). Somente o verdadeiro crente persevera na Palavra de Deus: "Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos" (Jd. 3)

V. Características do verdadeiro crente

a. É confrontado por Jesus:

"Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?" (Jo. 6:67). Jesus quer compromisso com o ser humano: "Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua" (Is. 55:3).

b. Reconhece a Jesus como Senhor e Salvador:

"Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente" (Jo. 6:68-69).

O que eu um dia responderei quando Deus me indagar: "Você está próximo ou não de Jesus?".

Ailton Leite
Enviado por Ailton Leite em 10/12/2010
Código do texto: T2664481