DEUS É FIEL

"NÃO VOS SOBREVEIO TENTAÇÃO QUE NÃO FOSSE HUMANA; MAS DEUS É FIEL E NÃO PERMITIRÁ QUE SEJAIS TENTADOS ALÉM DAS VOSSAS FORÇAS; PELO CONTRÁRIO, JUNTAMENTE COM A TENTAÇÃO, VOS PROVERÁ LIVRAMENTO, DE SORTE QUE A POSSAIS SUPORTAR".

(1 Co.10:13).

-----------------------------------------------------------

Não parece que o apóstolo Paulo estivesse contrastando duas formas de tentação, a humana e a demoníaca, porquanto até mesmo as tentações demoníacas assaltam aos cristãos.

"PORQUE A NOSSA LUTA NÃO É CONTRA O SANGUE E A CARNE, E SIM CONTRA OS PRINCIPADOS E POTESTADES, CONTRA OS DOMINADORES DESTE MUNDO TENEBROSO, CONTRA AS FORÇAS ESPIRITUAIS DO MAL, NAS REGIÕES CELESTES". (Ef. 6:12).

Não obstante, sem importar a fonte de onde elas provêm, continuam sendo humanas, no sentido que são comuns à experiência humana, não transcendendo ao poder da vontade humana, contanto que o homem seja ajudado pelo Espírito Santo. O apóstolo dos gentios, portanto, dizia que podemos triunfar; mas que esse triunfo não é necessariamente inevitável ou fácil. A experiência humana mostra-nos que tal vitória não é fácil. DEUS exerce controle sobre todas as tentações que sobrevêm ao cristão em sua vida, Ele permite somente aquelas tentações que podem ser toleradas, sem importar se essas assumem a forma de testes, de sofrimentos, de perseguições ou de incitações para a prática do mal. Além disso, DEUS provê sempre um meio de escape, quando somos assediados pelas tentações, desviando aquelas outras que, de modo algum , poderíamos suportar. Sim, DEUS é "...FIEL..." no sentido de digno de confiança, como alguém em quem se pode confiar, no que diz respeito a essa questão das tentações.

Mas, vejamos a fidelidade de DEUS.

- Existe o poder de DEUS, que nos guarda, escudado em sua promessa. "QUE SOIS GUARDADOS PELO PODER DE DEUS, MEDIANTE A FÉ, PARA A SALVAÇÃO PREPARADA PARA REVELAR-SE NO ÚLTIMO TEMPO".(1 Ped. 1:5).

- Os próprios castigos divinos são planejados com o propósito de aprimorar a nossa espiritualidade, e não meramente com a finalidade de punir-nos pelo mal que tivermos praticado.Esse é um dos aspectos da fidelidade DEUS para com os seus filhos, nos quais ele está formando a imagem do Filho.

- As tentações diárias são controladas por DEUS. É fatal que venham essas tentações, mas não chegam a nós sem qualquer razão, e sempre tendem para o nosso bem.

- Os pais terrenos podem castigar seus filhos por mero capricho (heb. 12:10), mas DEUS jamais age dessa maneira, pois todos os problemas da vida, que envolvam ou não o pecado, são presentes que nos são dados a fim de encorajar-nos a prosseguir no caminho espiritual e aprimorar a nossa espiritualidade.

"OS PATRICARCAS, INVEJOSOS DE JOSÉ, VENDERAM-NO PARA O EGITO; MAS DEUS ESTAVA COM ELE E LIVROU-O DE TODAS AS SUAS AFLIÇÕES, CONCEDENDO-LHE TAMBÉM GRAÇA E SABEDORIA PERANTE FARAÓ, REI DO EGITO, QUE O CONSTITUIU GOVERNADOR DAQUELA NAÇÃO E DE TODA A CASA REAL" (Atos, 7:9-10).

Os testes, por si mesmos, podem ser forças que nos ajudem em nosso desenvolvimento espiritual.

Um cristão conta com reservas de forças até mesmo para enfrentar os poderes espirituais malignos. Não obstante, compete-lhe utilizar-se de certos meios para desenvolver esses recursos, a fim de que possa usa-los prontamente quando isso se tornar necessário. Precisa ter certo nível de espiritualidade, desenvolvido mediante a oração, a meditação, a comunhão com o Espírito Santo, a transformação segundo a imagem moral de CRISTO. O próprio CRISTO é o exemplo supremo das reservas de forças espirituais que resguadam o homem de DEUS contra qualquer modalidade de tentação.

"POIS, NAQUILO QUE ELE MESMO SOFREU, TENDO SIDO TENTADO, É PODEROSO PARA SOCORRER OS QUE SÃO TENTADOS". (Heb. 2:18).

Dessa forma, nota-se que JESUS foi tentado em todos os pontos em que também o somos, embora jamais tivesse cedido ao pecado. CRISTO JESUS não pecou, não porque não pudesse faze-lo; pois, nesse caso, não serviria de exemplo e de consolo para nós. Mas não pecou porque o seu desenvolvimento espiritual, através da presença do Espírito Santo, era tão grande que foi capaz de resistir às formas mais diversificadas e dificeis de tentação, incluindo a incitação ao pecado, as tribulações, as perseguições e os momentos dificeis.

Mas, por que é importante resistir a tentação?

- A tentação, se não for dominada, destrói a fibra moral. Mas, uma vez que lhe oferecemos resistência, isso melhora a qualidade moral do nosso ser.

- Há uma bem-aventurança especial pronunciada em prol daqueles que resistirem às tentações, a sab er, a coroa da vida, e isso por promessa de DEUS.

"BEM-AVENTURADO O HOMEM QUE SUPORTA, COM PERSEVERANÇA, A PROVAÇÃO; PORQUE, DEPOIS DE TER SIDO APROVADO, RECEBERÁ A COROA DA VIDA, A QUAL O SENHOR PROMETEU AOS QUE O AMAM". (Tia. 1:12).

- Isso significa que a santificação conduz à glória. "PORTANTO, SEDE VÓS PERFEITOS COMO PERFEITO É O VOSSO PAI CELESTES". (Mt. 5:48).

Por conseguinte, a transformação moral é que nos leva à transformação metafísica dentro da qual chegamos a compartilhar da própria natureza do Filho.

"E TODOS NÓS, COM O ROSTO DESVENDADO, CONTEMPLANDO, COMO POR ESPELHO, A GLÓRIA DO SENHOR, SOMOS TRANSFORMADOS, DE GLÓRIA EM GLÓRIA, NA SUA PRÓPRIA IMAGEM, COMO PELO SENHOR, O ESPÍRITO". (2 Co. 3:28).

Os testes, por si mesmos, podem ser forças que nos ajudem em nosso desenvolvimento espiritual.

"FORTALECENDO A ALMA DOS DISCÍPULOS, EXORTANDO-OS A PERMANECER FIRMES NA FÉ; E MOSTRANDO QUE, ATRAVÉS DE MUITAS TRIBULAÇÕES, NOS IMPORTA ENTRAR NO REINO DE DEUS". (Atos, 14:22).

" Não pense que o amor, para ser genuíno, tem que ser extraordinário. O que nós precisamos é amar sem nos cansarmos. Seja fiel nas pequenas coisas porque é nelas que reside tua força"

(Madre Teresa de Calcutá)

Fontes:

Bíblia Sagrada

Livro. N.T. Interpretgado.

Wilson de O. Carvalho

Wil
Enviado por Wil em 17/10/2006
Código do texto: T266419