Lei de Sociedade - Necessidade da Vida Social - Vida de Isolamento - Voto de Silêncio

1) O homem é um "animal social". Desenvolva.

Ele não basta a si mesmo, mas foi criado para conviver com seus semelhantes. A sociabilidade é uma tendência natural e obedece ao imperativo da Lei do Progresso que rege a Humanidade. É na vida de relação que o homem desenvolve-se, enriquece-se e satisfaz os anseios de compartilhar que caracterizam a natureza do seu Espírito.

2) A vida de isolamento absoluto é condenável? Comente.

Não pode viver uma consciência feliz aquele que não é útil a ninguém, que vive para si mesmo tão somente, sem concorrer para o bem-estar da sociedade. E aquele que se isola com o fim de expiar faltas, também incide em erro, uma vez que o isolamento faz a pessoa cair em outro mal, o da omissão, pois deixa de praticar a lei do amor e da caridade.

3) Que pensar do voto do silêncio?

O voto do silêncio é contrário à Lei Natural, pois restringe a vida de relação.

Jesus nunca evitou a convivência com criaturas boas ou más, viveu as oportunidades de ser útil, de trabalhar, amar e servir.

Bibliografia:

LE: 766 a 772.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 06/12/2010
Reeditado em 23/12/2010
Código do texto: T2657276
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.