Como se explica que em meio às civilizações mais adiantadas existam criaturas, às vezes, tão cruéis quanto selvagens?

A crueldade se apresenta de forma predominantemente em povos primitivos, porque para eles a matéria se sobrepõe ao Espírito. Em decorrência, deixam-se dominar por seus instintos selvagens e, que só se interessam pela sua sobrevivência pessoal, são presas fáceis do sentimento de crueldade que tanto assola os seres humanos.

Estes povos, por terem ainda pouco desenvolvimento moral, entregam-se à influência de Espíritos igualmente imperfeitos, que se comprazem no sofrimento de suas vítimas. Tal cumplicidade entre os Espíritos e os encarnados será enfraquecida a partir do momento em que povos mais adiantados moralmente venham anular esta influência negativa. A crueldade se manifesta porque o senso moral não está devidamente desenvolvido, os Espíritos inferiores podem encarnar entre pessoas mais evoluídas, na esperança de progredirem mais depressa, mas geralmente a prova se lhes torna penosa, sua natureza inferior os domina, e por isso, tornam-se cruéis para com aqueles que já sabem viver pacificamente.

Porém, com a Lei do Progresso, eles evoluirão gradativamente, aos poucos, as leis humanas, mais e mais centradas nas leis divinas, limitarão a ação dos maus, até que estes se sintam totalmente deslocados e que impulsionados pelo mecanismo evolutivo que rege o Universo, os homens de índole cruel renascerão inúmeras vezes, em invólucros cada vez mais de acordo com suas necessidades evolutivas.

Bibliografia: LE, 742 a 765.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 05/12/2010
Código do texto: T2655467
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.