Necessário e Supérfluo - Privações Voluntárias - Mortificações

1) Como pode o homem conhecer o limite do que lhe é necessário?

Através da sua intuição, a própria natureza encarrega-se de lhe prover o necessário, por meio de seu trabalho.

2) Pode-se censurar o conforto material e o bem-estar?

A Lei de Conservação obriga o homem a prover as necessidades do corpo, porque sem força e saúde tornar-se-ia impossível o seu trabalho. Portanto, não se pode censurá-lo quando o homem procura o seu bem-estar, pois procurar seu conforto é uma conduta natural. Deus proíbe o abuso quando se configura em uma transgressão à Lei de Conservação, quando se conquista algo às custas de alguém ou que venha a debilitar suas forças morais e físicas.

3) Existem privações voluntárias meritórias perante Deus? Discorra.

Há privações voluntárias como, por exemplo, dos prazeres inúteis que nada acrescentam ao progresso moral e intelectual, tais privações têm o seu valor perante Deus, pois levam o homem ao desapego da matéria e lhe elevam o Espírito, há mérito no ato de abster-se do necessário para dar aos que nada tem.

Bibliografia: LE, 715 a 727.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 04/12/2010
Reeditado em 04/12/2010
Código do texto: T2652163
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.