De Olho na Promessa

Quando falamos em promessa uma sensação boa jorra de nossos corações, e com razão. Afinal, o que seria de nós sem as promessas que nos são feitas pelo Altíssimo. Entretanto, é necessário atentarmos para a promessa de um modo que não venhamos a perdê-la de foco. Isso mesmo. Sabemos que a promessa do Senhor não falha nunca. Não sabemos? Mesmo assim, sob determinadas circunstâncias, é comum pensarmos que ela não mais se concretizará em nossas vidas. Vemos alguns exemplos disso na própria bíblia. O fato é que, quando a situação se mostra contrária, começamos a racionalizar a promessa que Deus tem para nossa vida. Daí surgem os pensamentos do tipo: eu e minha esposa somos velhos demais para ter filhos ou como pode uma estéril dar a luz? Tentar racionalizar o cumprimento da promessa é um grande equívoco, pois o tempo apropriado e o modo como se dará tal cumprimento vem unica e exclusivamente de Deus.

Na teoria é fácil não perder o foco de uma promessa, mas na prática é necessário atentarmos para alguns fatores importantes. Lembra-se do êxodo do povo de Israel do Egito? Foi algo extraordinário. Deus operando sinais e maravilhas para mostrar a todos que Ele estava no controle de tudo aquilo. Lembremos, porém, que a promessa era chegar a terra de Canaã, para ali habitar. Atente bem. A promessa não eram os sinais e maravilhas, as pragas, a abertura do mar vermelho, a destruição do exército de Faraó, a nuvem de dia, a coluna de fogo à noite, a água que jorrou da rocha ou o maná que vinha do céu. Nada disso. A promessa era habitar na terra de canaã. O tempo decorrido para o cumprimento da promessa? Só quarenta anos. Agora sejamos sinceros. Infelizmente temos o mau hábito de querer tudo para já. O que será que faríamos se a promessa de Deus demorasse apenas metade desse tempo? Continuaríamos perseverando confiantes ou pensaríamos que esse não era mais o plano de Deus?

Acredito ser esse o ponto central. A promessa de Deus não varia de acordo com as circunstâncias. Elas sempre se cumprem. Não confundamos planos do Pai com nossos próprios planos. Pois nossos planos sim, mudam. E quando isso ocorre por direcionamento de Deus, aleluia. Pois Jesus realmente tem o melhor pra nós.

Não fique quebrando a cabeça tentando realizar algo que você quer mas não está nos planos de Deus para sua vida. Contudo, jamais perca o foco da promessa feita por Ele. Se podemos ter certeza de algo na vida, essa certeza é: a promessa de Deus não falha, nunca falhou e nunca falhará. Por isso, se existe uma promessa de Deus pra sua vida, amém. E não atribule seu coração se, aparentemente, não há condições para a promessa se concretizar. Não se preocupe. O tempo apropriado virá (Eclesiastes 3). O mais importante é: não perca o foco da promessa por coisa alguma. Nem mesmo pelas maravilhas que serão manifestas no decorrer da sua caminhada.

Lembre-se, se tua promessa é chegar a Canaã, não se importe com o tempo decorrido e não se contente nem com o maná que vem direto do céu. Vá em frente e obtenha tudo aquilo que o Senhor te prometeu. A Graça e a Paz de Cristo sobre a tua vida. Amém.

Vagner Fernandes
Enviado por Vagner Fernandes em 03/12/2010
Código do texto: T2651295
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.