Construindo Intimidade

Olá. A Graça e a Paz de Cristo.

Quero compartilhar essa palavra que o Senhor pôs no meu coração acerca de intimidade. Muitas vezes pensei em intimidade de uma forma errada, e talvez isso já tenha acontecido com você.

Por muitas vezes pensei em obter intimidade com o Senhor a partir de momentos em que o Poder de Deus se manifestou grandemente onde eu estava. Assim sendo, o que havia em meu intimo era uma idéia de obter intimidade, mas isso não acontecia. Com o passar dos dias a manifestação ocorrida ia perdendo a força e o desejo por intimidade esfriava (claro, isso na prática, porque para quem quer que perguntasse eu ainda estava buscando "incessantemente". Misericórdia Senhor).

O que Deus colocou em meu coração é que a intimidade não é algo acabado para que possamos obtê-la assim de uma hora pra outra. Não, ela deve ser obtida através de um processo construtivista.

Com relação a dificuldade de empreender esse processo de construção de intimidade, o que ocorre é que muitas vezes visualizamos Deus como uma força abstrata, o que dificulta muito a busca pelo desenvolvimento de intimidade com Ele.

Mas Deus não é uma idéia abstrata, Ele é um ser real que existe em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

Acredito que quando verdadeiramente começamos a pensar em Deus desse modo, a busca por intimidade começará a ser um processo prático, deixando de lado as características subjetivas de simples teorias.

Veja o exemplo de Noé. Podemos citar a arca como um local que propiciava livramento, graça e intimidade com Deus. Contudo, Noé não recebeu a arca. Isso mesmo, Deus não a deu a Noé. Pelo contrário, foi Noé quem a construiu. O que Deus fez foi dar o direcionamento de todo o processo.

Ainda hoje esse processo se dá da mesma forma. Deus nos orienta, toca nossos corações, fala através de profetas, se revela em Sua Santa Palavra, mas somos nós que devemos querer construir esse relacionamento de intimidade.

Ou será que alguém consegue ser seu amigo intimo se você não quiser?

Lembre-se, Deus é real. O processo de intimidade com Ele deve acontecer do mesmo modo como acontece em nossas relações interpessoais-sociais.

Para isso precisamos: 1º) querer; 2º) investir tempo; 3º) desenvolver confiança; 4º) nos mostrar disponíveis e 5º) estar dispostos a passar juntos tanto por momentos bons quanto por momentos difíceis (estou certo que essa lista está incompleta, se quiser acrescentar algo fique à vontade).

Talvez nosso erro seja pensar:"eu sou uma nova criatura, fui feito filho de Deus pela obra de Cristo". Ok mas... que tipo de filho você é? Um filho presente? Participativo? Amoroso? Ou simplesmente um filho que mal fala com o Pai celeste?

Sem hipocrisia, como é a nossa relação de intimidade com Deus? Será que ela satisfaz a vontade dEle?

Deus nos quer fazer família, mas não uma família desestruturada. Ele quer uma família a Sua imagem e semelhança. Portanto, comecemos hoje a construir esse relacionamento intimo com o Senhor.

Quando a intimidade com o Senhor Jesus fizer parte da nossa vida, então poderemos não só ser chamados de filhos, mas também de amigos de Deus.

Deus abençõe ricamente sua vida!!!

Vagner Fernandes
Enviado por Vagner Fernandes em 26/11/2010
Código do texto: T2638093
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.