A Importância do Olhar

(Mateus 6:22) - A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;

(Mateus 6:23) - Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!

O Senhor nos ensinou algo muito importante sobre o cuidado que devemos ter quanto a direção para a qual estamos olhando, pois se nossos olhos forem bons, todo o corpo terá luz. Como então manter nossos olhos bons, puros? Para onde devemos olhar?

Lembra-se do significado da palavra pecado? "Errar o alvo".

Que alvo? "Cristo".

Logo, para manter nossos olhos bons é necessário não desviá-los do alvo; Jesus Cristo.

Às vezes podemos pensar: "Eu sou um discípulo de Cristo, Ele é o meu alvo". Mas será que verdadeiramente estamos prosseguindo para o alvo, deixando as coisas que para trás ficam?

Lembra-se do rei Davi? Homem de Deus. Entretanto, isso não o impediu de pecar contra o Senhor. Veja o que a escritura sagrada diz:

(II Samuel 11:1) - E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.

Esse era um tempo onde os reis deveriam estar na guerra, porém, Davi ficou em Jerusalém. Lembremos que "tudo tem seu tempo determinado" (Eclesiastes 3: 1).

Nesse tempo inapropriado para Davi estar em Jerusalém ele acaba vendo Bate-Seba nua se banhando, a deseja e a possui. Os olhos de Davi foram maus naquele instante e todo o seu corpo se tornou tenebroso.

Daí, começa o processo do pecado. Um abismo segue puxando outro, e Davi, além de adúltero se torna um assassino.

Tudo porque, primeiro, Davi não estava onde deveria estar. Muitas vezes também nos colocamos em lugares ou situações os quais sabemos não ser apropriados para os discípulos de Cristo.

Segundo, Davi direcionou seu olhar para os desejos da carne. Mesmo o homem de quem é dito ter o coração segundo o de Deus sucumbiu ao pecado quando seus olhos se tornaram maus.

E nós? Onde estamos hoje? Para onde estamos olhando? Deixe-me perguntar uma coisa: Você foi chamado por Cristo?

Se a resposta é sim então é tempo de você sair pra guerra, e não de ficar em Jerusalém. Não uma guerra contra a carne e sangue, mas sim contra principados e potestades.

Cristo lhe chamou? Então não olhe para os prazeres contrários a vontade de Deus que o mundo oferece. Olhe na direção da Voz do Senhor e não se deparará com coisas que tornem seus olhos maus.

Não há alternativas. Se olharmos constantemente para as coisas do mundo, não conseguiremos desenvolver um olhar bom, puro, santo e agradável a Deus.

Portanto, que nosso olhar seja semelhante ao do Senhor Jesus, pois se isso acontecer, certamente seremos pessoas transformadas, que aborrecem o pecado e lutam incansavelmente para crucificar a carne.

Que Graça e a Paz de Cristo esteja sobre tua vida. Amém.

Vagner Souza

Vagner Fernandes
Enviado por Vagner Fernandes em 20/11/2010
Código do texto: T2626945
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.