VIVER PERDENDO A VIDA ETERNA

Evangelho - Lc 16,19-31

Tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro os males;

agora ele encontra aqui consolo e tu és atormentado.

-No evangelho onde Jesus conta a parábola do rico e do pobre Lazaro ele nos alerta para a riqueza podemos achar que ele nos fala só da riqueza de dinheiro mais isso não é verdade pois a muita gente que mesmo não sendo rica tem atitudes de rico pois quando não somos ricos de dinheiro podemos ser ricos de egoísmo e de total ignorância da situação dos mais necessitados, vivendo para nós mesmos e ignorando os outros. O nome Lazaro significa em hebraico Deus ajuda,socorre , o rico por sua vez não tem nome pois a riqueza nos tira a identidade deixamos aos poucos nossa humanidade vamos perdendo a sensibilidade a compaixão. As migalhas que caiam da mesa do rico na verdade eram pães que eram utilizados para os ricos limparem as mãos e a boca como guardanapo já que na época não havia nem garfo e faca e comiam com as mãos . Bom pense o rico se limpava com o pão jogava no chão e o pobre lazaro se alimentava deles sem falar que ele não podia entrar na sala pois o relato fala de cães que lhe lambiam as feridas isso é cães de rua semi-selvagens que ficavam do lado de fora com o sofrido lazaro. A riqueza e preocupação com banquetes e em ficar cada vez mais rico fez com que o rico ignorasse a situação de Lazaro grave erro pois a sua salvação talvez estivesse ali na pessoa do pobre. Mais ele vivia despreucupado e ignorando a situação daqueles que sofriam ao seu redor. Certo dia os dois morreram Lazaro foi para o seio de Abrão isso é para onde vai o povo de Deus para junto dele, já o rico para o inferno sofrendo muito ao avistar Lazaro só no sofrimento foi que ele o viu pediu uma migalha( gota d’água) da mesa daquele que passou a vida inteira se alimentando das que ele jogava da sua mesa , mais não era possível nem que o pobre Lazaro tentasse pois havia um grande abismo entre eles , e quem o cavou? Hora o próprio rico ao se afastar e ignorar o sofrimento do pobre um abismo tão grande que nem o próprio ressucitado podia transpor . Isso não significa que devemos esperar nos acomodar e aceitar a pobreza dos Lázaros de hoje deixar que Deus resolva tudo no final da vida e como muitos pregar um Deus que castiga o pecador e salva o convertido mais entender a mensagem desta palavra que nos lembra que o rico tinha 5 irmãos aos quais os profetas iriam anunciar a eles a palavra e as atitudes que salvam (ant. testamento) se eles não acreditassem neles tão pouco acreditariam na palavra de um morto( novo test). Por isso ao avistarmos os Lázaros de hoje lembremo-nos que eles são os acolhidos no meio do povo de Deus pois sofrem hoje todo tipo de injustiça e dores nesta vida, e tomara a Deus que possamos não ignorar o sofrimento de nossos irmãos como fez o rico para que como Lazaro alcancemos a salvação.

PAZ E BEM!

MARCIO ADRIANO CRIVELARO
Enviado por MARCIO ADRIANO CRIVELARO em 16/11/2010
Código do texto: T2619015
Classificação de conteúdo: seguro