Onde surge o pecado

O pecado, a maioria das vezes, inicia em nossos pensamentos, no íntimo dos nossos corações.

Jesus na passagem bíblica do Sermão da Montanha já nos alertou sobre esta situação:

“...Não adulterarás, eu porém vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela”. (Mateus 5, 27-28). Mas não quero dizer com isso que podemos relaxar e dizer: “já que pequei com o meu coração então não faz mal eu pecar o corpo”. Os dois são pecados distintos entre si, um com a mente onde apenas uma pessoa peca, outro com a mente e o corpo onde duas pessoas pecam.

Na segunda carta aos Coríntios, Paulo nos diz que o homem de espírito controlado está “levando cativo todo o pensamento à obediência a Cristo” (II Cor. 10, 5).

Meu irmão e minha irmã, que lê neste momento este pequeno artigo, não somos capazes de impedir todo o pensamento impuro que brota em nossa mente, porém Deus nos dá a graça de controlá-los e não deixar que eles permaneçam ou se desenvolvam.

Os nossos olhos são as janelas de controle e onde são produzidos os nossos pensamentos. No Evangelho de São Mateus capítulo 6, versículo 22 a 23, nos diz que “os olhos são candeia do corpo e que se os olhos forem maus o corpo será tenebroso”. Esta verdade descreve mais do que um fato físico. Então meus irmãos fujam como se foge de um leão, fujam da pornografia que todos os dias é despejada em nossas casas através dos meios de comunicação ou através das conversas indecentes nas rodinhas de “amigos”, na escola, no trabalho...

Se você não levar uma vida de oração ou mesmo tendo orado muito ainda não consegue resistir, então não olhe! Desligue a televisão, saía da turma de amigos e faça o que diz a Santa Escritura em Provérbios capítulo 23 e versículo 26-27:

“Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos”.

Então entreguemos hoje definitivamente o nosso coração e nossos impulsos a Jesus Cristo Nosso Senhor e oremos para a nossa libertação.

Graça e Paz!

Reges de Souza MNU