RICO PARTILHA?
Então ele ergueu os olhos para os seus discípulos e disse: Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o Reino de Deus! Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis fartos! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque vos alegrareis! (lucas 6,20-21)
Mas ai de vós, ricos, porque tendes a vossa consolação!
Ai de vós, que estais fartos, porque vireis a ter fome! Ai de vós, que agora rides, porque gemereis e chorareis(lucas 6,24-25).
No tempo de JESUS as leis dos judeus e sacerdotes da época diziam que o rico éra uma pessoa abençoada predileta de Deus quanto mais rico mais abençoado e amado por DEUS ele éra. Ja o pobre o doente era injustiçado não valia nada éra visto como um castigado odiado por DEUS sua doença e pobreza éra visto como um castigo e claro os ricos se vangloriavam de sua superioridade. Isto é os bens materiais demonstravam o tamanho do amor de DEUS pelas pessoas todos deviam buscar a riqueza material para demonstrar o quanto o senhor os amava. Ai vem JESUS e inverte os valores proclamando bem aventurados os pobres e condena os ricos proclama mais perto de DEUS os doentes,pobres,aleijados mostra que os prediletos do senhor são os que sofrem neste mundo os que choram e tem sede de justiça. É facil de entender é obvio que quem não tem nada depende mais de DEUS pois o rico se esta com fome apenas come pois seus celeiros estão senpre cheios, se esta doente vai nos melhores médicos,com frio tem as melhores roupas e casacos tudo do melhor que o dinheiro pode comprar pois bem ja tem sua consolação(o dinheiro) por isso pouco recorrem a DEUS pois o dinheiro pode comprar quase tudo, ja o pobre não tem consolo se não correr para o senhor clamar por sua misericórdia éssa aproximação mesmo sendo com uma dose de interesse na maioria das vezes acaba numa intimidade maior com o senhor causando uma mudança de vida uma verdadeira converção a oração faz brotar a fé verdadeira e uma entrega total nas mãos do CRISTO .Claro que existe algumas excessões pois não basta ser pobre para ser salvo é necessaria mudar de vida isso é a conversão através do CRISTO claro que existe pobres com atitudes de ricos que mesmo no sofrimento não a conversão apenas blasfemias e reclamaçoes contra o senhor. Como tambem o fato de ser rico não garante a condenação pois a ricos que usam o dinheiro para ajudar o próximo usando sua riqueza para o bem para gerar vida partilhando seus bens não dando tudo aos pobres mais ajudando a quem precisa.Voce ja viu um rico partilhar?Os ricos de hoje são diferentes do tempo de JESUS?Se importam com o próximo ou se sente superiores?