O mais importante da vida

Às vezes fico pensando em qual a coisa mais importante da vida... Chego à conclusão de que, para encontrar esta resposta, é preciso saber três coisas:

1) O que Deus fez para nós?

O Mundo foi criado para que nós pudéssemos viver e regozijar na presença de Deus.

A Bíblia ensina que Deus criou o mundo e preparou tudo bem detalhadamente para, só depois de tudo pronto, criar o primeiro homem e a primeira mulher. Numa prova de Cuidado, Proteção e Amor, Deus providenciou o melhor clima e o melhor lugar para que Adão e Eva pudessem subsistir. Havia abastança de produtos para se alimentarem, água suficiente e tudo o mais que é necessário para uma vida próspera. Apenas uma exigência da parte de Deus: Obediência Integral. Ou seja: De toda a árvore poderiam comer livremente, exceto da Árvore do Conhecimento; pois no dia em que dela comessem, certamente morreriam.

Enredados por uma trama diabólica Adão e Eva desobedeceram à ordem divina e, comeram do chamado "fruto proibido"; como Deus é Justo e não pode falhar em sua palavra e juízo, expulsou-os de sua presença lançando-os fora do Jardim. O "homem" errou o Alvo de Deus: Pecado... É o pecado da desobediência a causa de Adão e Eva terem sido expulsos da presença de Deus. Podemos ver tudo isto no Livro de Gênesis Capítulos 1-3.

2) O que Deus fez por nós?

Como estávamos "mortos em nossos delitos e pecados" (Ef 2.1), Deus providenciou o Caminho de Volta à sua presença: Enviou Jesus Cristo para morrer na Cruz, por nossos pecados, a fim de nos “religar” à sua divina Presença (Jo 3.16).

Como o "homem" lá no Jardim do Éden quebrou o relacionamento com Deus, toda a humanidade acumulou a pior das heranças: Pecado. É isso mesmo! Nossos primeiros pais, ao desobedecerem à Ordem Divina, nos fizeram herdeiros de seu pecado. A partir de Adão e Eva toda a humanidade é pecadora, por "herança". Assim toda a humanidade carece da Graça de Deus.

Numa nova prova de Cuidado, Proteção e Amor, Deus providenciou o melhor Caminho para que a humanidade trilhasse de volta à sua presença: Jesus Cristo, o seu único Filho. A Bíblia diz que há "um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus"; Para estarmos em condições de nos apresentar dignamente diante de Deus, só através de Jesus Cristo... Porque “estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo; pela graça sois salvos[...], mediante a fé; e isto (não vem de nós); é dom de Deus” (Ef 2.5,8).

3) O que Deus espera de nós?

Diz o próprio Jesus: "A vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu" (Jo 6.39); A Bíblia ensina, ainda: "Não retarda o Senhor a sua promessa [...]; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento" (2Pe 3.9).

Para trilharmos o caminho de volta à presença de Deus é necessário que haja uma conversão; é necessário que seja mudado o caminho que nos tem distanciado, cada vez mais e mais, de Deus e nos mantido próximo ao pecado. Convergir é mudar a direção! Assim, é de vital importância que convertamos nossa caminhada na direção do Caminho que o próprio Deus providenciou para nós: Jesus Cristo.

Concluo dizendo que a coisa mais importante da vida é reconhecer o Amor incondicional de Deus por cada um de nós: Criou o ambiente propício e, mesmo com a ingratidão da desobediência, nos dá uma nova oportunidade esperando pacientemente pelo retorno de seus filhos agradecidos. A partir daí devemos entregar, também de forma incondicional, nossas vidas em Suas mãos. Só há uma forma de fazermos isso: Convergindo nossos passos na direção do Caminho de Deus: Jesus Cristo a fim de podermos alcançar a Salvação.

Pensa nisso!

PaPeL
Enviado por PaPeL em 03/11/2010
Reeditado em 19/04/2011
Código do texto: T2594897
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.