Obras Póstumas e Revista Espírita
Cite algumas questões abordadas na primeira parte de “Obras Póstumas”.
Allan Kardec discorre em seus escritos uma profissão de fé espírita racionada, ao discorrer sobre a existência de Deus e sobre o axioma: Não há efeito sem causa”. Em seguida, detém-se sobre o caráter e consequências religiosas das manifestações espíritas, acentuando estar nas propriedades do perispírito as causas dessas manifestações. Na seqüência, trata das manifestações visuais em função de determinadas alterações fluídicas do perispírito, que o tornam não apenas perceptível à visão, mas também um corpo sólido e tangível.
De que trata a “Revista Espírita – Jornal de Estudos Psicológicos”?
É uma variada coletânea de fatos, correspondência epistolar, estudos e minuciosas explicações teóricas que completam o teor doutrinário de “O Livro dos Espíritos” e “O Livro dos Médiuns”.
Quais os objetivos principais da “Revista Espírita”? Comente.
A publicação desta antologia atendia a três grandes objetivos:
1 – Era um valioso instrumento de pesquisa, verdadeiro laboratório em que as manifestações mediúnicas, vindas de todos os cantos da Terra, eram examinadas e controladas pela Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.
2 – Era o elemento balizados das reações do público, pois muitas questões abordadas nos outros livros da Codificação eram, na “Revista”, exaustivamente analisadas, para satisfazer o interesse dos vários correspondentes.
3 – Ao mesmo tempo, desempenhava o papel de importante órgão de divulgação e defesa dos princípios doutrinários da Nova Doutrina que estava por se firmar.