QUEM CRIOU DEUS?
"Quem criou Deus?"
"Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus." Salmos 90:2
Para quem examina as evidências, não pode haver qualquer dúvida a respeito da existência de Deus. Todo prédio tem um construtor. Para tudo o que foi criado há um criador. O fato da existência do Criador provém de um axioma (isto é, por si só evidente). Por isso a Bíblia declara em Salmos 14:1a: "Disse o néscio no seu coração: Não há Deus". Um ateu professo rejeita o senso comum que lhe foi entregue por Deus; ele defende seu ponto de vista partindo da premissade que a pergunta:"Quem criou Deus?" não tem resposta. E aí ele encontra base para sua negação da existência de Deus.
A pergunta sobre quem, afinal, criou Deus pode se respondida simplesmente ao olharmos para o espaço sideral, perguntando-nos: "Será que o espaço tem fim?". Obviamente, ele não tem fim. Mesmo que houvesse um muro de tijolos e uma placa com a inscrição:"Fim do espaço sideral", deveríamos perguntar:"O que existe além desse muro?". Mesmo a contragosto precisamos acreditar (ter fé) que o espaço não tem começo nem tem fim. Isso também se aplica a Deus: não tem começo nem fim, pois é Eterno.
A Bíblia nos diz que o tempo é uma dimensão que Deus criou, a qual o homem está sujeito. Ela nos diz também que um dia o tempo não mais existirá, isso será chamado "eternidade". O próprio Deus habita fora da dimensão que criou (2 TM 1:9; TT 1:2). Ele habita a eterndade e não se sujeita ao tempo. Contou a história antes mesmo que ela viesse acntecer. Sabe de todos os fatos dos próximos anos sem que eles sejam pensados pelos humanos. Deus pode movimentar-se no tempo da mesma forma que pegamos um livro de História em mãos e folheamos para frente ou para trás. A razão para que tudo necessariamente precise ter um fim e um começo é que moramos na dimensão do tempo. Se estivéssemos na eternidade não precisaríamos nos preocupar tanto de quando algo vai surgir ou se acabar.
Para entendermos a existência de Deus tomemos o entendimento do começo e fim do espaço. O pensamento sobre o espaço já nos faz "torrar os neurônios". Imagine pensar sobre Deus. O espaço existe e não conhecemos tudo sobre ele. Da mesma maneira Deus é Real, está conosco, mas não sabemos tudo sobre Ele. O fato semelhante é que os dois nos impulsiona a vê-los (entendê-los) pela fé. Nossa mente é demasiadamente limitada a enteder tanto o espaço quanto Deus pelo conceito da razão. Então, resta-nos, entender pela fé que os dois existem sem ter, necessariamente, começo ou fim.
ENSAIOS DE VIDA. Edinaldo Formiga. São Paulo: 19/10/10.