A César o que é de César
Mateus 22:21 - E eles, ouvindo isto, maravilharam-se, e, deixando-o, se retiraram.
Cristo deixou claro que seus discípulos devem ser cidadãos conscientes. Respondendo ao problema de pagar impostos, Ele generaliza, mandando: "Daí pois a César o que é de César e a Deus o que é de Deus." (Mateus 22:21).
É importante ressaltar que Jesus declarou este mandamento num momento que o Imperador Romano subjugava os judeus e era odiado pelo povo. Por isso, é correto concluir que ser cidadão consciente, para o cristão, independe de política partidária ou de geopolítica. Tanto quanto somos ensinados a dar a Deus o que é de Deus, somos instruídos a respeitar as autoridades constituídas.
Os mártires cristãos morreram porque se recusaram a dar a César aquilo que pertence a Deus: a adoração. Hoje em dia, cristãos que desonram o Senhor, vendendo sua consciência aos poderes deste mundo, tais cristãos desobedecem ao mandamento de Jesus. A contribuição de Cristo, para o bem estar e a justiça neste mundo, é feita através dos Seus discípulos duplamente fiéis. Porque eles dão a Deus o que é de Deus, dão adequadamente a César aquilo que é próprio de César.