SALVAÇÃO

"E NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NENHUM OUTRO; PORQUE ABAIXO

DO CÉU NÃO EXISTE NENHUM OUTRO NOME, DADO ENTRE OS

HOMENS, PELO QUAL IMPORTA QUE SEJAMOS SALVOS"

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A salvação é realizada através daquilo que CRISTO fez na história

e por aquilo que Ele continua a fazer nos cristãos através do Espírito

Santo. A base de nossa salvação é a morte de JESUS na Cruz e a

justiça que ele alcançou para nós em sua obediência ativa. Assim,

a salvação é realizada em nossa vida quando CRISTO vive em nós.

(Jo. 15:4; 17:26; Cl. 1:27).

É com toda a justiça que este versículo tem sido reputado como um

dos versículos centrais, tanto no livro de Atos como de toda a

mensagem cristã. Suas mensagens principais sãos as seguintes:

1- SALVAÇÃO

O alvo mesmo da existência humana consiste em desfrutar da

salvação preparada por DEUS para os homens.

Os homens necessitam dessa salvação por serem criaturas decaídas

no pecado, que por isso mesmo se têm afastado de DEUS. No

entanto, salvação é um termo muito extenso que, de forma geral,

significa a volta da alma para DEUS. A salvação inclui os seguintes

elementos:

a) A fé ( Hb. 11:1)

b) O arrependimento. (Mt. 3:2 e 21:20)

c) A conversão ( Jo. 3:3 e Atos 3:19)

d) A regeneração. ( Jo. 3:3)

e) A santificação. ( 1 Tes. 4:3)

f) A justificação . (Rm. 5:1)

g) A glorificação. (Rm. 8:29; Ef. 1:23).

Todos esses vocábulos revelam-nos alguma coisa acerca da

salvação,seu modo, seu desenvolvimento e seu alvo. O perdão

dos pecados é um produto da salvação.(Atos 2:28). Porém, a

salvação consiste muito mais do que o perdão de pecados e da

mudança de endereço para o céu, embora, muito infelizmente, as

igrejas modernas tenham reduzido a salvação meramente a esses

aspectos muito inicias. Pelo contrário, DEUS está reconduzindo a

alma de volta a Si mesmo, até que ela venha a participar da própria

natureza moral divina, que é perfeita(Mt. 5:48 e Gál.5:22-23), bem

como da natureza divina segundo ela se acha na pessoa de

JESUS CRISTO. (2 Ped. 1:4; Ef. 1:23 e 4:13).

A salvação, pois, consiste essencialmente no que ocorre ao

indivíduo, em sua total transformação conforme a imagem moral e

metafísica do Senhor JESUS, em que o remido se vai fazendo,

verdadeiramente, Filho de DEUS, tal como CRISTO JESUS é o Filho

de DEUS. A salvação, por conseguinte, consiste naquilo em que o

indivíduo se vai trtansformando, e não do lugar onde ele habita,

embora isso também faça parte integrante do destino humano,

obtido por meio do sangue de CRISTO. "COMO ESCAPAREMOS

NÓS SE NEGLIGENCIARMOS TÃO GRANDE SALVAÇÃO.."

(Hb. 2:3).

2- Exclusividade de CRISTO, como Salvador - JESUS CRISTO é o

Verbo eterno, o Criador e o Salvador, mediante a sua missão em

seu estado de encarnação. CRISTO é uma figura cosmológica,isto é,

revestida de significação para a criação inteira, que não deve ser

encarada como um mero homem que surgiu no palco da história

da humanidade.

Determinados aspectos da salvação humana resultam dessa sua

missão terrena, ao passo que outros aspectos resultam de seu

ministério celestial; porém, seja como for, CRISTO é o Salvador

universal dos homens, porquanto nenhuma criatura humana jamais

poderá retornar a DEUS, exceto por intermédio dEle.

"EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE, E A VIDA;NINGUÉM VEM

AO PAI SENÃO POR MIM" (Jo. 14:6).

Não obstante, CRISTO não deve ser considerado aquele "cristo"

provincial, denominacional, que o tém reduzido a uma figura

histórica do passado ou a um quadro pendurado na parede,

considerado apenas como salvador, muito limitado, que só salva

os seguidores leais de suas respectivas denominações. Esse

"cristo" é por demais pequeno, não sendo o mesmo CRISTO

cosmológico.

3- Portanto, é importante que o pecador busque a CRISTO,porquanto

é através dEle que o indivíduo deve ser salvo. Nisso vemos, um dos

imperativos de sua pessoa, e todos os homens são forçados a

enfrentar as suas elevadíssimas reivindicações. Esse é um aspecto

do ponto anterior, que versa sobre a exclusividade de JESUS CRISTO

na salvação das almas. Theodor P. Terris, fornece-nos uma nota

muito instrutiva: "Em primeiro lugar, precisamos eliminar a noção

popular que diz que uma religião é tão boa quanto a outra.Uma

religião não é tão boa quanto a outra. A prática do sacrifício de

crianças, em muitas religiões primitivas, não é tão recomendável

como o cuidado e o amor que o cristianismo nos recomenda para

com as crianças.Se existe algo que posssa ser chamdo de verdade

objetiva, coisas como essas pertencem a esse tipo de verdade. Não

são questões de opinião, mas de verdade. A ciência também não é

questão de opinião; é uma questão de verdade. Um homem não tem

escolha, caso aceite ou rejeite a lei da gravidade....suas opiniões a

respeito podem estar certas ou erradas, mas a verdade permanece

de pé, sem importar o que ele pensa a respeito dela. A religião,

por semelhante modo, diz respeito à verdade, e não a meras

opiniões; diz respeito àquilo que é, e não àquilo que os homens

pensam que deve ser. Não é questão do que parece atrativo ou

não a um homem, mas é questão do que afirma ser uma

reivindicação ou exigência imposta ao homem. A verdade de que

dois mais dois é igual a quatro pode não parecer atrativa a todos

os indivíduos, pode não ser aceita de coração por todos; mas isso

não significa que não obrigue a todos a reconhece-la,

simplesmente porque alguém não a reconhece como verdade".

"E, TENDO SIDO APERFEIÇOADO, TORNOU-SE O AUTOR DA

SALVAÇÃO ETERNA PARA TODOS OS QUE LHE OBEDECEM"

( Hb. 5:9).

Wil
Enviado por Wil em 03/10/2006
Código do texto: T255109