CRISTO É A NOSSA VIDA

NÃO ATENTANDO NÓS NAS COISAS QUE SE VÊEM, MAS NAS QUE SE NÃO VÊEM; PORQUE AS QUE SE VÊEM SÃO TEMPORAIS, E AS QUE SE NÃO VÊEM SÃO ETERNAS". (2 Cor. 4:18)

------------------------------------------------

O problema do mal é perfeitamente real. Existem desastres que ultrapassam a capacidade de controle da vontade humana (males naturais), bem como há desastres causados pela vontade pervertida do homem (males morais). Nem todas as coisas estão já sujeitas aos pés de CRISTO, pelo que também neste mundo continuam existindo a futilidade e o caos, nem todos os acontecimentos podem ter desígnio.

"POIS A CRIAÇÃO ESTÁ SUJEITA À VAIDADE, NÃO VOLUNTARIAMENTE, MAS POR CAUSA DAQUELE QUE A SUJEITOU" (Rom. 8:20).

Porém, apesar de não podermos contemplar toda as coisas presentemente sujeita a DEUS, ao menos podemos olhar JESUS, que já está coroado de glória e de honra. (Heb.2:9).

Lembramo-nos do próprio Senhor JESUS. Pesados golpes de martelo cravaram-no pelas mãos e pés à cruz, o prelúdio de uma agonia que ultrapassava descrições. Pesados golpes atingem os seus discípulos, cravando-os à cruz terrestre. Mas a vitória se seguiu tão prontamente para JESUS e a vitória se segue tão prontamente para nós, que estar presente com o Senhor é o grande triunfo, e, quando muito, o tempo que nos separa daquele dia pode ser - muito breve, porquanto nenhum ser mortal se caracteriza por sua constância; o corpo não demora a entrar em decadência, perde a sua força, e então lhe sucede como a erva seca, que é levada pelo vento para o olvido.

Mas o horror da morte, que persegue a todos os homens, para nós, os cristãos, na realidade é um motivo de alegria, visto que nos libera para uma vida superior, com o rosto voltado para a eternidade.

O indivíduo que vive para o presente, entretanto, por mais culto que seja, e por mais elevadas que sejam as suas inquirições, pode ser lamentado. Tal pessoa se esqueceu, embora bem o saiba em sua alma, que o homem realmente é um ser espiritual e eterno. Por suas atividades ele nega a verdade maior de todas que é a da imortalidade. Quando um homem envelhece, e então vê a vida com maior profundeza, não encontra, se porventura possui qualquer mundo interior, que vai avançando mediante a marcha externa das coisas, pelo chamado progresso da civilização. De fato, bem pelo contrário, sente-se que está onde já estava, antes, e é forçado a inquirir pela força que os seus antepassados também buscaram. É forçado a fazer-se nativo do reino de DEUS, o reino do eterno, o reino do amor, e assim virá compreender que era exclusivamente desse reino que JESUS CRISTO desejava falar e testificar.

Vemos na expressão..."COUSAS...QUE SÃO ETERNAS...", o magnificente futuro do cristão, com a participação na natureza de CRISTO, como a própria expressão do seu ser. E uma vez que nos tornamos tais seres, nos ocuparemos em exaltado labore - e esse é o sentido das coroas - porquanto a eternidade será uma esfera de trabalho extremamente significativo. Não dispomos de meios para imaginar o que isso significará, mas sabemos que DEUS não fica estagnado em seus labores. A eternidade tem dois sentidos centrais.

O primeiro é a duração sem fim. A vida jamais pode chegar a um término, porquanto não sabe o que é cessar. Porém, eterno também significa sem tempo, isto é, sem as características dos padrões terrenos. A vida eterna, por conseguinte, é uma espécie de vida, e não apenas existência interminável. Os trechos de João 5: 25-26 e 6:57 mostram-nos que esta vida imortal é a própria vida que DEUS Pai transmite a seus filhos, mediante o seu Filho.

DEUS Pai compartilhará de sua espécie de vida com os remidos, assim elevando-nos acima de todos os demais seres criados, incluindo os anjos, tornando-os participantes da divindade, na família divina. É na direção desse elevadíssimo alvo que nos locomovemos; e, vendo-o de longe, aprendemos a não viver para a mortalidade para este corpo físico, que se encontra em estado de corrupção latente.

Olhar para as coisa de natureza temporal, conforme a expressão do presente texto, equivale a contemplá-las com desejo, equivale a entravar ou ao menos adiar o progresso da alma por causa de mera palha, que o vento não tardará a espalhar. Por isso é que na passagem de Col. 3: 1, somos ordenados a buscar as coisas do alto e nelas depositar nossas afeições, nos lugares celestiais, onde CRISTO está, e onde também Ele espera pela nossa chegada, e não a desejarmos e darmos valor às coisas terrenas, porquanto CRISTO é a nossa vida.

"LOGO, JÁ NÃO SOU EU QUEM VIVE, MAS CRISTO VIVE EM MIM; E ESSE VIVER QUE, AGORA, TENHO NA CARNE, VIVO PELA FÉ NO FILHO DE DEUS, QUE ME AMOU E A SI MESMO SE ENTREGOU POR MIM" (Gal. 2:20).

FONTES

Bíblia Sagrada - Livro N.T. Interpretado

Wilson de Oliveira Carvalho

O problema da gente é que geramos expectativas nas atividades dos outros.

(Autor desconhecido)

Wil
Enviado por Wil em 07/10/2010
Código do texto: T2542535