CASAMENTO, IDEIA DE DEUS
“O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros"
Hebreus 13.4 - Nova Versão Internacional
O casamento é a primeira instituição social e foi instituído pelo próprio Deus. A finalidade do casamento é suprir as necessidades de companheirismo, amor, encorajamento mútuo e satisfação dos desejos naturais dos seres humanos. Depois de criar o homem, Deus vê que algo não estava bom. O homem estava só. Não havia uma companheira para ele. Então providencia uma companheira idônea para o homem. A mulher foi criada para ser companheira e ajudadora, não uma escrava ou capacho do homem.
Jesus o Filho de Deus iniciou o seu ministério público em uma festa de casamento em Caná da Galileia. Ali realizou seu primeiro milagre transformando a água em vinho.
O casamento é a base para uma sociedade moral e socialmente saudável. É plano de Deus para todas as culturas do mundo.
Três coisas a considerar com relação ao casamento:
I – Unidade
No plano de Deus o casamento é uma união tríplice entre um homem e uma mulher, assim como o ser humano é uma tricotomia: corpo, alma e espírito.
1. União física
A primeira união no plano de Deus para o casamento é o relacionamento íntimo. Quando Deus criou a mulher e a entregou ao homem e disse: “Deixará o homem o seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher e serão ambos uma só carne”.
A união física tem por finalidade principal a perpetuação da espécie. Todavia esse não é o único propósito do casamento. O relacionamento íntimo deve proporcionar prazer ao casal.
2. União mental e emocional
Para que haja harmonia no casamento é necessário que o casal esteja unido mental e emocionalmente. Isso é possível quando há entendimento. É preciso que o casal tenha alvos e interesses comuns.
É preciso separar tempo para conversar, compartilhar alegrias e eventuais decepções. Quanto mais o casal estiver “afinado” mais o relacionamento será melhor.
3. União Espiritual
É sempre bom que o casal compartilhe da mesma fé. O casal cristão deve ler a bíblia, orar junto e freqüentar as celebrações juntos. A união espiritual trás bênçãos maravilhosas para o casal. Se Cristo estiver no centro do casamento, tudo será mais fácil.
Pontos a considerar
1. Casamento perfeito é um mito. Ambos possuem defeitos, que devem ser relevados, pois as virtudes certamente os superam.
2. Ao sinal da primeira nuvem escura, o casal deve buscar na Palavra de Deus e na oração a solução para os problemas. Conselhos são bons, mas ninguém deve interferir na vida do casal. Afinal deixaram pai e mãe para tornarem-se uma só carne. Não são os pais e sogros que devem resolver problemas do casal.
3. O amor deve ser cultivado dia-a-dia. O amor é como uma flor. Se não for regado murcha e pode morrer.
4. O lar que tem como alicerce princípios cristãos resiste às tempestades da vida.
5. O ciúme não pode fazer parte da vida do casal. A confiança mútua
é essencial para um viver feliz.