Mensagem Baseada em São Marcos 2.1-12

O Paralítico de Cafarnaum

Eu lutava pela metade e comecei a perceber o meu erro. Por que não posso tentar mudá-lo? Se eu enxerguei meus erros por que não posso tentar fazer o certo? É difícil? É. Mas não é impossível. As mudanças não ocorrem de uma noite para o dia, mas o nosso querer já é o primeiro passo para o longo caminho da mudança.

“Jesus estava numa casa. E havia ali uma grande multidão. Um paralítico foi levado numa maca para ser curado, mas não tinha como passar. Então, seus amigos o levaram até o telhado da casa e desceram-no com uma corda, pois não havia como eles passarem pela multidão. E Jesus vendo a fé deles disse:

- Os teus pecados estão perdoados.

Alguns dos escribas que ali estavam arrazoavam em seus corações, dizendo: por que diz tais blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? E Jesus que conhecia o coração deles, disse:

- Qual é mais fácil dizer: perdoados estão os teus pecados? Ou é mais fácil dizer: levanta, toma tua cama e vá para tua casa?”

O interessante deste trecho é o seguinte: eram quatro amigos. Eles estavam juntos com um só pensamento (reparem: um só pensamento): levar o amigo paralítico para Jesus, para que ele pudesse ser curado. E eles caminharam igualmente até a casa suportando o peso do homem. Não se sabe quanto caminharam até chegar à casa que Jesus estava. Mas eles chegaram.

Não importa a dificuldade que se enfrenta. Não importa quanto é a caminhada. Não podemos desistir pelo fato de termos uma multidão de obstáculos à frente. Não importa o peso que carreguemos. O importante é a nossa convicção, fé e a nossa disposição para fazer acontecer.

Porque há um tipo de pessoa que denominamos como coveiro: o coveiro é uma pessoa que não acredita em nada, sempre afunda, enterra e nunca olha para cima, ele olha as possibilidades e vê não além delas. Você pode ter o sonho de montar um negócio próprio e ele já te aponta à quantidade de impostos que você vai ter que pagar. Você pode ser o sonho de se casar e ele te diz enfaticamente:

- Tá maluco? Você já parou para pensar o tanto de conta que vai ter que pagar? Já parou para pensar em enfrentar uma mulher com TPM todo mês e uma criança chorando a noite inteira?

Deus tinha dado uma terra para o povo de Israel. Moisés enviou dez homens para espiá-la. Ao voltarem, oito dos homens disseram que a terra era boa, que havia leite e mel, que a planície era maravilhosa, mas que não dava porque ali havia gigantes...

Quantas pessoas que disseram para os quatro amigos não prosseguir, dizendo que era longe, que havia muitas dificuldades, que era impossível?...

Quando os quatro chegaram a casa, eles tentaram entrar de todas as formas. Mas um segundo tipo de pessoa estava no caminho. Esta é a pessoa abortiva. É aquele tipo de gente que sempre está matando os sonhos antes de serem realizados.

Imagina-se que os quatro tentaram entrar pela porta e quem estava na porta disse:

- Cheguei primeiro. Se você quiser espere a sua vez. Cada um com seu problema. E, olha já vou dizendo: vai ser difícil chegar a sua vez.

Imagina-se que eles tentaram entrar pela janela e que os homens que estavam na janela disseram:

- Olha meu amigo se sairmos daqui perderemos nossa bênção. O jeito é vocês tentarem outro dia.

Talvez os quatro amigos tivessem tentado argumentar algo como:

- Olha só, mas nós viemos de longe carregando o nosso amigo. Nossos ombros estão cansados. Veja o nosso suor e como estamos exauridos.

- Isso não é problema meu. Aqui é o meu lugar e daqui ninguém me tira. Por que não chegaram mais cedo? Abortaram os sonhos dos quatro amigos.

Mas, eles tinham um sonho. E estavam juntos, porque a união faz a força. O mais importante para um general é que seu adversário esteja desunido, porque assim é mais fácil vencer a guerra.

Eles olharam para cima, ou seja, para o telhado, juntos:

- Vambora?

E eles subiram a maca. Mas eles não poderiam subir um mais do que o outro senão o paralítico poderia pender para um lado e cair. Veja bem: eles olharam para CIMA. Temos que ter novos horizontes; temos que acreditar que tudo pode mudar se estivermos juntos, porque pela psicologia quem anda olhando para baixo é que tem pouca visão futura; quem muito provavelmente está em depressão e não consegue ver adiante.

E subiram IGUAIS.

Ninguém é maior do que ninguém. Se você tem um sonho tem que olhar no mínimo para frente. Não tem que olhar as pessoas coveiras e abortivas que estão no caminho, na porta ou janela, pois elas não te darão passagem e não dirão palavras positivas ou ânimo. Você tem uma fé, mas precisa se mostrar disposto.

Quando estavam em cima do telhado, eles começaram a destelhar, tirando tudo quanto era obstáculo do caminho. Precisamos fazer o mesmo. Precisamos limpar as arestas e sujeiras que não nos ajudam a sermos melhores. Então, começaram a descer o paralítico – vejam bem – eles tinham que descer o paralítico IGUALMENTE. Porque você não é mais santo do que eu e nem eu sou mais santo do que você; porque eu não sou maior que você e nem você é maior do que eu. Temos que ser iguais.

O que eles fizeram quando estavam lá em cima? Olharam para baixo. Isso é sinal de humilhação. Não adianta a gente ser cabeça erguida, pois sempre precisaremos da ajuda de outras pessoas e isso é fato. Eles estavam em quatro e um ajudou o outro num propósito só, porque ter um propósito é muito importante.

Ao verem o amigo curado se alegraram. Mas quantas dificuldades tiveram para conseguir o milagre? Quem são esses quatro amigos? Eles são do tipo de pessoas parteiras: as pessoas parteiras não desistem nunca. Eles lutam com sua fé não importando as dificuldades. Eles enfrentam multidões, pessoas coveiras e abortivas. Lutam e acreditam que vão conseguir.

Calebe e Josué foram os dois espias que disseram para Moisés:

- Se fizermos o bem e Deus se agradar de nós, Ele entregará aquele povo em nossas mãos.

Assim como os quatro amigos, Calebe e Josué eram pessoas parteiras que não se importavam com os obstáculos.

Os quatro amigos entraram pelo telhado, mas saíram pela porta. Aquelas pessoas que estavam na porta tiveram que sair do caminho, porque quem luta sempre alcança.

Aquele que semeia em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente,andando e chorando, voltará sem dúvida com alegria, trazendo consigo os seus molhos. Salmo 126. 5-6.

Cairo Pereira
Enviado por Cairo Pereira em 21/09/2010
Reeditado em 21/09/2010
Código do texto: T2511799
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.