MOISÉS E O CULTO A IMAGENS
 
 
Antoni BigCuore*
 
 

 
Na liturgia católica de hoje, é dia de comemorar a exaltação da santa cruz.
A cruz símbolo de dor e sofrimento, mas ao mesmo tempo, significa libertação e ressurreição.
Reflitamos na leitura do Livro de Números 21,4b9:

“Naqueles dias, 4bos filhos de Israel partiram do monte Hor, pelo caminho que leva ao mar Vermelho, para contornarem o país de Edom.
 
 Durante a viagem o povo começou a impacientar-se, 5e pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto?
 
 Não há pão, falta água, e já estamos com nojo desse alimento miserável”. 6Então o Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam; e morreu muita gente em Israel.
 
7O povo foi ter com Moisés e disse: “Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós as serpentes”.
 
Moisés intercedeu pelo povo, 8e o Senhor respondeu: “Faze uma serpente de bronze e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela viverá”.
 
9Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e colocou-a como sinal sobre uma haste. Quando alguém era mordido por uma serpente, e olhava para a serpente de bronze, ficava curado.
 
******************************************
 
Reflexão A.BigCuore: pelo texto supra mencionado, pudemos perceber que o povo judeu se indigna contra Deus e Moisés, pela sua situação no deserto e,sobretudo, pelo maná que lhes proporcionava, dizendo, “estamos cansados deste alimento nojento”; e por que nos tiraste do Egito onde tínhamos trigo em abundância?.
 
Então, o Senhor lhes manda a correção, dando-lhes serpentes venenosas e muitos deles morrem mordidos por elas.
 
Meus irmãos e minhas irmãs, contrariamente a que muitos irmãos nossos evangélicos pensam, a imagem como esta que o próprio DEUS mandou Moisés construir, é uma imagem positiva. (pudemos entender nesta imagem, a pré-figuração de Jesus morto mais tarde na cruz).
 
As imagens que Deus condena, são aquelas feitas por influência da mitologia egípcia, nos tempos de Salomão, por exemplo.
O bezerro de ouro, a estátua ao Deus baal, estas sim, são IDÓLATRAS!!!
 
Outras formas de idolatria moderna são: amor ao sexo desenfreado; amor ao dinheiro como fim em si mesmo; fanatismo de futebol e outros esportes. Amor aos bens materiais etc. Enfim, tudo aquilo que escraviza o ser humano, não provem de Deus!
 
A cruz, símbolo que o próprio Cristo abraçou, é o símbolo, por excelência, de todo cristão que se preza!
A cruz é símbolo de dor e sofrimento,  inclusive para os judeus da época de Jesus; e, ao mesmo tempo, ela representa salvação, libertação e ressurreição!.
 
Todos oes seres humanos,  crentes ou não, passam (ou vão passar) pela experiência didática da cruz. Ela tem o sentido de purgação de nossas faltas, de nossas imperfeições. É um vestibular para a outra dimensão do espírito.
 
Meu irmão e minha irmã, não se desesperem se neste momento vocês estiverem passando por uma grande turbulência. Lembrem-se: depois da tempestade Deus manda sempre a bonança!!!
 
 Confiança sempre no Senhor Deus! Ele é a nossa força, a nossa esperança, a nossa alegria agora, e em tempos vindouros, após o cumprimento de nossa missão aqui nesta terra.
 
Rogo a Deus por você, meu irmão e minha irmã! Com bênçãos de saúde, paz, prosperidade, harmonia e muita alegria em seu coração!
 
 
 (sp.sp. 14.09.2010, 3a feira, às 17,37 hrs.)(*)autor é escritor,cantor e compositor em sp.sp. Acesse e divulgue seu link evangelizador: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore)