Limite do Trabalho - Repouso

O repouso é necessário após o trabalho para refazer as forças do corpo e para dar um pouco mais de liberdade ao Espírito, para que possa elevar-se acima da matéria.

O forte deve trabalhar para o fraco, na falta da família, a sociedade deve ampará-lo: é a lei da caridade (LE, 685a). Em uma relação social elevada, os homens devem compensar-se uns aos outros, na busca da fraternidade e na organização de uma sociedade cristã de fato.

A sociedade deve organizar-se de tal modo a proporcionar ocupação para todos e é necessário cuidar da educação do homem, a educação moral que consiste na arte de formar os caracteres, aquela que cria os hábitos, porque educação é conjunto de hábitos adquiridos (LE, 685a).

Trabalhar é progredir, evoluir e conquistar a felicidade. É a oportunidade de o que fazer com o tempo livre, de modo a conciliar o lazer e o descanso com atividades que engrandeçam espiritualmente.

Bibliografia: LE, 682 a 685a

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 12/09/2010
Código do texto: T2493450
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.