Necessidade do Trabalho

Sem o trabalho o homem permaneceria na infância intelectual (LE, 676).

Em razão da sua natureza corpórea, e objetivando o aperfeiçoamento de sua inteligência, o trabalho é imposto ao homem como condição essencial para o seu desenvolvimento moral e espiritual, embora, em certos casos, possa também ser considerado como uma expiação, tendo em vista a sua condição evolutiva.

O trabalho dos animais é meramente instintivo, e portanto sem progresso algum, para o homem tem uma dupla finalidade: a conservação do corpo e o desenvolvimento do pensamento, que é também uma necessidade que o eleva acima de si mesmo (LE, 677).

Os pais devem trabalhar para os filhos e os filhos para os pais, porque a paternidade e a maternidade são missões, e que, portanto, competem aos pais a formação do caráter de seus filhos. Trabalhar pelos pais, sustentando-os ainda que nas maiores tribulações, é um dever fundamental. É através deste trabalho que muitas consciências se enobrecem ou se perdem quando se buscam saídas fáceis, sem trabalho, como por exemplo o internamento dos pais em asilos.

Bibliografia: LE, 674 a 681.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 12/09/2010
Reeditado em 19/09/2010
Código do texto: T2493440
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.