Espiritualidade e Fé II: Judaísmo - Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico

Hoje, dia 09 de setembro de 2010, com a aparição da primeira estrela no céu desta quarta-feira, estamos entrando no novo ano judaico.

Os judeus iniciam, assim, um novo período de seu calendário, o ano 5771 (08/09/2010), que começa com a celebração do Rosh Hashaná, literalmente "cabeça do ano", em português.

Rosh Hashaná, uma das mais importantes festas judaicas, representa uma pausa para a reflexão e um fervoroso retorno ao Criador, a quem o homem se apresenta para ser julgado por seus atos e intenções. Além disso, simboliza o começo da criação, quando Deus criou o mundo e o primeiro homem, Adão. É uma data que convida à meditação e arrependimento.

Transcorridos dez dias após o ano novo chega o Dia do Perdão (Yom Kippur, em hebraico), e nesses dez dias o povo judeu acredita ser um tempo de julgamento e introspecção, já que, conforme a tradição, o livro da vida está aberto e o destino de cada um será escrito nele conforme o balanço de suas ações.

O ano novo judaico normalmente coincide com os meses setembro/outubro. O calendário utilizado em quase todo o mundo é o calendário gregoriano, introduzido em 1582 pelo Papa Gregório XIII. O calendário judaico, que é o calendário oficial em Israel é o calendário religioso para os judeus em todo o mundo, foi instituido por Hillel II, por volta do ano de 359. Enquanto o calendário gregoriano é baseado no sol, o calendário judaico é um calendário Lunissolar. Isso significa que ele se baseia nos movimentos tanto do Sol quanto da Lua em relação a Terra.

A cada Rosh Hashaná, o judaísmo coroa o seu rei, Deus Criador do Mundo, anunciando isso com o soar do Shofar, que é um instrumento de sopro feito de chifre de carneiro. Ao seu toque, desperta-se a necessidade da comunhão entre irmãos, o retorno à fé e a Deus, além de conduzir cada homem para o exame de consciência.

As maçãs e o mel são a tradição e o significado de um dos alimentos mais tradicionais de Rosh Hashaná, simbolizam a esperança por um

ano doce e bom.

A saudação tradicional é “Shaná Tová”, o equivalente a “Feliz ano novo”, em português, e “Shaná Tová Umetuká” que significa, “Um ano novo muito doce”, extensivo a todos os Homens de bem desse mundo, independentemente de cor de pele e crença religiosa.

Transcrevi um discurso do cabalista Shmuel Lemle que refere a importância de tal data bem resumidamente.

"Pelo calendário hebraico, o dia de hoje é a cabeça do ano. O início e o nível de semente de um novo ano. Os primeiros seres humanos, Adão e Eva, que representam todas as almas que vieram a este mundo para se corrigir, foram criados hoje.

É uma época de reflexão, auto-exame e responsabilidade. Qualquer negatividade ou dificuldade que tenhamos vivenciado durante os últimos doze meses ilustram o fato de que as sementes plantadas um ano atrás precisavam de mais cuidado, pureza e comprometimento de nossa parte.

Pense em cavar mais fundo este ano. Coloque mais empenho. Quanto mais pura a semente que plantar este ano, mais doces e abundantes serão os frutos que você colherá.

Que o Criador nos dê força e nos abençoe com Paz" (Shmuel Lemle).

Tambem eu quero desejar a todos, amigos, conhecidos, familiares... a todos os homens de boa vontade, um ano bom e doce, repleto de boas ações, mudanças profundas no nosso modo de ser e de viver, com harmonia, saúde e prosperidade.

Que todas as nossas reflexões sejam para nos enlevar, a nos aperfeiçoar espiritualmente, de acordo com o propósito do Criador .

Shaná Tová e Shalom para todos nós!

Ana Flor do Lácio (09 de setembro de 2010)

Ana Flor do Lácio
Enviado por Ana Flor do Lácio em 12/09/2010
Reeditado em 26/09/2010
Código do texto: T2492717
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.