A RAIZ E O NINHO DE TAIOCAS

Em meu quintal tem um coqueiro feio, de fazer dó. Devido aos mal tratos dos antigos inquilinos o coitado ficou meio fraco, tendo parte do seu caule carcomido por taiocas. Quando pus minha mão no lugar, a casca cedeu e afundo, enquanto um exército de taiocas tentaram-me assustar. Era cada um formigão de uns 2,5 cm de comprimento. Percebi que aquela região do tronco ficou reduzida a um terço de sua espessura.

Minha primeira intenção foi suavizar-lhe a situação submetendo-o a uma fito eutanásia. Mas reparei que, apesar daquele estado deplorável, o frágil coqueiro cumpria a sua missão de produzir cocos. Consegui colher um e provei sua água. Que delícia! Em toda minha vida jamais havia provado uma água-de-coco tão saborosa quanto aquela. Imediatamente mudei de ideia e mantive-o ali, apresar de sua feiura. Mas era super útil. Ele não tinha culpa de não ter recebido o devido tratamento para se manter saudável.

Por último, resolvi fazer umas regadas para irrigar algumas árvores carpogênicas que temos em nosso pomar. É lógico que não me esqueci do coqueirinho. Preparei o rego até ele e circundei-o com um tipo de bacia escavada ao seu redor. De repente, surgiram, vindo da raiz do coqueiro um batalhão de taiocas, enraivadas e querendo reivindicar o território, como se elas não fossem os invasores da área. Não me intimidei e mantive o córrego irrigando o pé do coqueiro. Reforcei as barreira com tijolo e barro. É inacreditável que também elas não se intimidavam. Iam até as brechas tamponadas com barro, perfuravam as barreiras a fim de escoar a água.

Do ponto de vista espiritual algo semelhante ocorre conosco. Muitas vezes, nos esforçamos de todas as maneiras para alcançarmos os nossos objetivos. Nem sonhar conseguimos, muito menos traçar planos e realizá-los. Isso nos leva a um desgaste emocional muito grande, pois a frustração nos empresta um sentimento de incapacidade que se traduz em estresse, a síndrome da incompetência. Se nos encorajarmos a buscar as causas disso tudo, veremos que o problema está nos fundamentos. Tem taiocas nas raízes.

É como Jesus bem nos ensinou sobre a semeadura (Lucas 8:6-7,13-14). “[…] E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade; e outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram; […] E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam. E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição;”.

É preciso chamar o Agrônomo de Nossas Almas (Jesus) e deixar que Ele escave nossas raízes e remova todo o entulho acumulado e extermine as taiocas para que sejamos restaurados e produzamos bons frutos permanentes para a glória de Deus pai, em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Enquanto dava manutenção às levadas de água no meu pomar, percebi que muitas delas estavam obstruídas com folhas secas e areia arrastadas pelas próprias águas. Pensei: Eita que todos os dias tenho que remover toda esse entulho que está impedindo de a água chegar até às sedentas plantas. Nesse momento, ouvi uma voz bem nítida, em meu interior: “Assim deves proceder diariamente, pois tenho aberto os valados para fluir a minha bênção para ti e para todos que a ti virão. A fonte está disponível, mas necessitas, diariamente, remover as impurezas para que meu favor chegue a ti e aos demais que, através de ti quero alcançar”.

Que impurezas estão te impedindo de receber as bênção do Pai? Porque não estás produzindo bons frutos permanentes? Há taiocas em taiocas nas raízes?

==========================

Carpogênica - produtora de frutos.

==========================

INTERAÇÕES:

10/09/2010 22:39 - Fabio Daflon

Beleza de crônica! Vale uma reflexão para o Brasil que um dia Monteiro Lobato chamou de país das saúvas, graças a sujeitos como você o Brasil não vai virar o país das taiocas.

10/09/2010 21:11 - Nana Okida

Belo texto, gostoso de ler.

Parabéns Bosco.

bjs poéticos!

10/09/2010 20:07 - igs

Lindo texto meu amigo poeta.

Um belo ensinamento.

vlw abraços...

Israel

10/09/2010 08:52 - Cláudio Poeta

Bela mensagem!

Parabéns, Bosco!

Abração

10/09/2010 07:55 - Angel Mag

Ahh Esmeraldo, essa sim é uma bela mensagem para começar bem o dia. Preciso fazer uma varredura no pomar da minha alma e ver onde as taiocas estão corroendo. Muito boa sua mensagem. Deus te abençoe.

Bjsss

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 10/09/2010
Reeditado em 11/09/2010
Código do texto: T2489132
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.