A história de Abraão
A HISTÓRIA DE ABRAÃO
Quando Deus apareceu a Abraão, que ainda se chamava Abrão e sua esposa Saraí, ambos tinham a seguinte idade: setenta e cinco (75) e sessenta e cinco (65) (Gênesis cap.12).
O primeiro desafio de Abraão foi manter-se puro no meio de um povo idolatra, e isso com que Deus o escolhesse para ser pai de uma grande nação.
Segundo, ele obedeceu a Deus sem sequer saber para onde iria, ou seja, observem a santidade e fé desse homem.
Uma observação: Abraão não saiu da casa de seu pai em Ur dos caldeus e sim de Harã (cap. 12), quem saiu de Ur foi seu pai, levando Abraão, sua nora e seu neto Ló filho de Harã. O destino era Canaã, mas não se sabe o motivo pelo qual ele habitou em Harã (cap. 11).
Seu pai o gerou aos setenta anos, não se sabe com que idade ele saiu de Ur dos Caldeus. Quando Abrão saiu de Harã seu pai tinha mais ou menos cento e quarenta e cinco (145), já que o (cap.12) diz que Abrão tinha setenta e cinco (75) e o (cap.11) diz que seu pai morreu com duzentos e cinco (205) anos, sendo assim viveu seu pai depois da sua saída sessenta anos em Harã.
A SEPARAÇÃO
No (cap.13), Abrão se separa do seu sobrinho Ló, há um versículo muito interessante onde Abrão chama Ló de irmão, esta linguagem mostra que os dois têm um grau de parentesco e não que eram irmãos de sangue, pois, com já vimos Ló era filho de Harã, irmão de Abrão (cap.11), por contendas entre os pastores dos dois foi inevitável a separeção.
O RESGATE E A BENÇÃO
No (cap.14), Abrão liberta seu sobrinho das mãos do rei Quedorlaomer, com apenas trezentos e dezoito (318) homens nascidos em sua casa. Depois disso, Melquisedeque rei de Salém abençoou Abrão.
Do (cap.15-18), Deus, novamente fala da promessa para Abrão, já no (cap.16) Abrão ouve a voz da sua mulher e coabita com sua serva Egípcia Agar, era ele da idade de oitenta e seis (86) anos e sua esposa Saraí de setenta e seis (76) anos, nascendo dessa relação Ismael.
Aos noventa e nove (99) anos, Deus renova à aliança com Abrão e muda o seu nome e de sua esposa, e aos cem (100) anos, Deus cumpre a promessa (cap.17 e 21), tendo Saraí a idade de oitenta e nove (89) anos.
A INTERSEÇÃO DE ABRAÃO E A DESTRUIÇÃO DAS CIDADES
Podemos destacar ainda a tentativa de Abraão, em impedir a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra e cidades cicurvizinhas (cap.18-19 e Judas vers.7), o que foi em vão, pois, não havia justo suficiente a não ser o seu sobrinho Ló, para que impedisse a ira de Deus.
ABRAÃO MENTIU?
Nos (caps. 12 e 20), Abraão diz que Saraí e depois Sara não era sua esposa, como explicar se Abraão mentiu ou não. No (cap.20), ele explica ao rei Abimeleque o que não explicou a Faraó, que também sua esposa era na verdade sua irmã por parte de pai somente, o que antes da lei Deus permitiu, na lei isso já não era possível (Deuteronômio cap.27 e Levítico cap.18 e 20). Na verdade Abraão, sabia dos costumes daqueles povos e temeu por sua vida, pois, sua mulher era linda demais e ele sabia que iam acabar o matando para ficarem com ela. Então ele usou uma verdade para se livrar das mãos dos dois reis.
Fica a pergunta: será que se Abraão falasse que Saraí ou Sara era sua esposa, Deus permitiria que o matasse? Só Deus sabe, pois se nem Abraão arriscou quem sou eu para dizer que ele agiu errado.
Farei uma comparação: se alguém for casado com sua prima e esta for linda mesmo e por um motivo ou outro você quiser falar que ela é sua prima, você estaria mentindo? Congequeturar um personagem é complicado, e se ele dentro se si tivesse a certeza que Deus, não permitiria que tocassem nela por amor ao seu servo, como o fez, pense nisso.
NASCE O FILHO DA PROMESSA
No (cap.21) nasce o desejado filho, tendo como nome Isaque, e era Abraão da idade de cem (100) anos, Sara com noventa (90) anos e Ismael da idade de quatorze (14) anos ainda um garoto.
A PROVA
No (cap.22), Abraão é provado de uma maneira extraordinária por Deus, mostrando uma fé inabalável, crendo que até das cinzas o Senhor poderia ressuscitar o seu filho.
A TRISTEZA
No (cap.23), morre sua esposa Sara aos cento e vinte e sete (127) anos, tendo Abraão cento e trinta sete (137) anos, Ismael cinqüenta e um (51) e Isaque trinta e sete (37) anos, viveu Abraão mais trinta e oito (38) anos depois da morte de Sara.
A PREOCUPAÇÃO
No (cap.24), vemos o zelo de Abraão com o seu filho Isaque, pois ele já sendo adiantado em idade, pediu ao seu servo de confiança que buscasse mulher dentre os parentes para seu filho, sendo cumprido pelo mesmo.
SEU NOVO CASAMENTO E SEUS NETOS
No (cap.25), podemos observar que Abraão casou com outra mulher, essa tinha por nome Quetura, não se sabe exatamente com que idade Abraão se casou novamente. Sabemos ainda neste capítulo que segundo o texto, Isaque quando tomou Rebeca por mulher tinha quarenta (40) anos, sendo que Abraão cento e quarenta (140) anos e Ismael tinha cinqüenta e quatro (54) anos. Ele ainda alcançou os netos Esaú e Jacó, pois quando os dois nasceram Isaque tinha sessenta (60) anos, Abraão tinha cento e sessenta (160) anos e Ismael estava com setenta e quatro (74) anos, Abraão ainda conseguiu ver os seus netos até aos quinze (15) anos de idade.
SUA MORTE E SUA HERANÇA
Ainda no (cap.25), diz o texto que Abraão gerou filhos de Quetura sua segunda esposa, seis (06) ao todo, porém Abraão deu tudo que possuía a Isaque e aos filhos que teve com Quetura deu presentes.
Veio Abraão a falecer na idade de cento e setenta e cinco (175) anos em boa velhice e farto de dias, sendo sepultado por Isaque que tinha setenta e cinco (75) anos e por Ismael que tinha oitenta e nove (89) anos, esse viveu mais quarenta e oito (48) anos depois da morte do pai.
EM CRISTO: SERVO DE DEUS WILSON SILVA