DEUS SE INTERESSA (também) por excluídos (?!) E POR APRESSADOS (?!)

O título do texto, automaticamente, desperta duas (ou mais) questões:

PRIMEIRA: DEUS estaria interessado nos excluídos da sociedade (que não se enquadram em padrões sociais conterrâneos)???

SEGUNDA: DEUS estaria interessado em pessoas que estão apressadas, como se a vida dependesse de quem anda mais rápido???

Estivemos pensando, com os nossos botões, e, além de acharmos que sim, pensamos sobre o sentido do texto do profeta Habacuque, de forma diferente de outros profetas, ele se auto–questiona... Ou seja: O profeta questiona DEUS de si para si... Como fazemos quando estamos pensando (ninguém vê, mas estamos envolvidos numa conversa conosco mesmo)...

Geralmente, quando se considera a forma como a religião oficial (os dois ramos do Cristianismo) se comporta, não avançamos muito no conhecimento do ALTÍSSIMO... Estão voltados pra o próprio umbigo e, pra o descarte de quem pense diferente...

A religião oficial e a religiosidade popular, não seriam confiáveis pra questões essenciais...

POR QUE (?!)...

Vejamos o que acontece (na prática)... Ao contrário de convidar a sociedade pra fazer uma pausa pra reflexão... Os dois ramos do Cristianismo mais se parecem com formas de religiosidade popular – Acham que seria simplesmente pedir que DEUS atende – Entendo que DEUS atende pedidos de oração, mas, não devemos apenas viver pedindo, precisamos adorá–LO, obedecê–LO... SUA ação não é condicionada a isso, MAS, como fazer de conta que DEUS dependeria apenas de pedir (?!)...

Por exemplo: A cada dia, estamos sujeitos as fatalidades... MAS, DEUS deve ser presente em nossa vida em todos os momentos e não apenas quando as coisas não estiverem boas...

Achar que, exercício religioso (após a morte), resolveria, o que a pessoa não fez, enquanto viva... Seria dizer aos parentes: Se conforme que é assim mesmo... No céu será diferente... E, isso é parte integrante de um dos ramos do cristianismo... O outro ramo acha que é necessário apenas não fazer, que será tipo como justificado pelo sangue de JESUS CRISTO...

QUAL A SOLUÇÃO (?!)

Ler e meditar sobre o que está revelado na BÍBLIA e, procurar entender o que de DEUS deseja comunicar à presente geração...

Certamente, ser cristão implica fazer umas coisas e deixar de fazer outras... Contudo, achar que ir (ou não ir) pra o céu, depende do que se possa fazer aqui, é como tapar o sol com a peneira...

CRISTO, sem pecado algum, foi pregado na cruz do calvário (em meu lugar, no seu e, no lugar de todo aquele que crer) – João 1;6–14 e 3:16.; Colossenses 2:14; Filipenses 2:5–11.

Assim, a solução, pela graça de DEUS pode está em suas mãos...

Não descartamos a importância de uma igreja que pregue a CRISTO e, este ressuscitado (2 Coríntios 4:5–6), como único e suficiente SALVADOR... Mas, dizer que uma igreja ou uma pessoa pode, interceder, em lugar do preço pago por JESUS, é fantasiar em torno de uma questão definida por quem mais entende... É o que a BÍBLIA deixa claro... Evangelho de João 14:6... Atos 4:12... Hebreus 7:25...

Outros textos existem, mas, o que seria necessário, se você não se deixa convencer???

É crermos no que DEUS revelou (através da Bíblia) ou crer no que pessoas dizem – Contanto que tenham coragem de assumir o que dizem, diante de DEUS, no Dia do Juízo Final...

Quando falamos sobre os dois ramos do Cristianismo, queremos significar o seguinte: Até os anos setenta (do século passado), quando alguém (em nosso país) se referia ao Cristianismo como RELIGIÃO OFICIAL, estava se referindo a Igreja Católica Apostólica Romana... Após esse tempo, começou a ser considerado (também) o ramo–cristão–protestante (ou evangélico)...

Bem: Voltando ao assunto inicial, quando lemos o profeta Habacuque, encontramos o profeta querendo explicações sobre a falta de significado relevante pra existência, por exemplo:

Até quando, SENHOR, clamarei eu, e TU não me escutarás?

Gritar–TE–ei violência! E não salvarás?

Por que me MOSTRAS a INIQÜIDADE e me FAZES ver a OPRESSÃO?

Por que a destruição e a violência estão diante de mim;

Há contendas, e o litígio se suscita.

Por esta causa, a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta,

Por que o perverso cerca o justo, a justiça é torcida.

(Habacuque 1:2–4).

Até parece os nossos dias (e aconteceu mais de quatrocentos anos ANTES DE CRISTO); MAS o profeta não se deu por satisfeito, continuou procurando respostas de DEUS – O que devemos, também, fazer, ao invés de colocar as mãos na cabeça e reclamar que DEUS não responde:

Por–me–ei na minha torre de vigia, colocar–me–ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que DEUS me dirá e que resposta eu terei à minha queixa.

O SENHOR me respondeu e disse:

ESCREVE A VISÃO, GRAVA–A SOBRE TÁBUAS, PARA QUE A POSSA LER ATÉ QUEM PASSA CORRENDO (Habacuque 2:2).

Porque a visão ainda está para cumprir–se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera–o, porque certamente, virá, não tardará.

Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; MAS O JUSTO VIVERÁ PELA SUA FÉ.

Assim como o vinho é enganoso, tampouco permanece no arrogante, cuja gananciosa boca se escancara como o sepulcro e é como a morte, que não se farta; ele ajunta para si todas as nações e congrega todos os povos.

(Habacuque 2:1–5).

A partir da espera por uma resposta de DEUS, o profeta Habacuque, teve o entendimento aberto (discernindo) sobre o que estava acontecendo, em sua própria época e a conseqüência que a ação atrairia:

1. Tem gente que acumula o que não lhe pertence, como quem toma emprestado o que não pode pagar – MAS, cada um colherá do que se planta...

2. Tem gente que ajunta em casa bens mal adquiridos, em busca de status – Inutilmente, porque no fim se cava a própria cova...

3. Conforme está escrito, se o SENHOR não edificar a casa ou se não guardar a cidade (Salmos 127:1), será inútil nossa luta por maturidade e desenvolvimento; No final das contas: A terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar (Habacuque 2:14);

4. Não adianta arquitetar jeitinhos contra o indefeso, visando se dar bem; Ou depender do que seria inútil?

5. Muito menos adianta atribuir algum valor aos objetos inanimados, como se faz em nosso país com estátuas de pseudo–santos; O SENHOR, porém, está no SEU santo templo; Cale–se diante DELE toda a terra (Habacuque 2:20).

Numa demonstração que religião ou religiosidade somente terão valor quando religam o ser humano ao SENHOR, o profeta declara:

Tenho ouvido, ó SENHOR, as TUAS declarações, e me sinto alarmado;

Aviva a TUA obra, ó SENHOR, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze–a conhecida;

Na TUA ira, lembra–te da misericórdia (Habacuque 3:2).

Diante do desconforto emocional pelo que presenciou, o profeta Habacuque, esperou uma resposta de DEUS... Antes da espera, demonstrou temor ao SENHOR:

Não ÉS TU desde a eternidade, ó SENHOR, meu DEUS, ó SENHOR, meu DEUS, ó meu santo? Não morreremos.

Ó SENHOR, para executar juízo, puseste aquele povo; TU, ó ROCHA, o fundaste para servir de disciplina.

TU ÉS tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar;

Por que, pois, toleras os que procedem perfidamente e TE calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele? (Habacuque 1:12–13).

O profeta, mesmo antes da resposta de DEUS, tinha consciência de que DEUS era ETERNO e PURO, por isso, colocara um povo ruim pra disciplinar o SEU povo. Foi então que, colocando–se em local adequado, entendeu a real dimensão dos erros do povo:

Por–me–ei na minha torre de vigia, colocar–me–ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que DEUS me dirá e que resposta eu terei à minha queixa.

O SENHOR me respondeu e disse:

ESCREVE A VISÃO, GRAVA–A SOBRE TÁBUAS, PARA QUE A POSSA LER ATÉ QUEM PASSA CORRENDO (Habacuque 2:2).

Será que analisando a nosso pobre e podre sociedade, diremos como Habacuque, ao final do seu livro:

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide;

O produto da oliveira minta,

E os campos não produzam mantimentos;

As ovelhas sejam arrebatadas do aprisco,

E nos currais não haja gado.

Todavia, eu me alegro no SENHOR,

Exulto no DEUS da minha salvação.

O SENHOR DEUS é a minha fortaleza,

E faz os meus pés como os da corça,

E me faz andar altaneiramente.

(Habacuque 3:17–19).

Precisamos considerar que, o profeta estava numa economia agropastoril que dependia completamente, dos produtos do campo (legumes e gado)... E, afirmou que ainda que se visse sem nada disso, ainda assim se alegraria no SENHOR...

Será que estaríamos dispostos a ver as coisas da mesma forma???

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 23/08/2010
Código do texto: T2454820
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.