VALE À PENA CONTINUAR?
PERSEVERANÇA: UM DESAFIO À NOSSA FÉ!
"Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos". João 8:31
O verbo PERMANECER (em Grego, meno), significa = permanecer, continuar, insistir, ficar com uma pessoa, manter-se firme sem desviar-se do alvo.
O texto do Evangelho de João nos convida a viver em Cristo, por meio d'Ele e para Ele. O verbo é usado mais de 40 vezes só neste Evangelho. A importância se dá pelo fato de que Jesus deseja uma relação direta e verdadeira com Ele. E por isso nos chama a viver diferente e de forma inseparável. Meditando sobre os textos que falam de PERMANECER (em suas diferentes formas de uso [modo, tempo e pessoa]) observamos três aspectos que são essenciais no ensino de Cristo sobre o tipo de vida que devemos viver e como devemos nos comportar na vida diária. Esses aspectos devem ser observados e nos convida a nos esforçarmos a cada momento para vivermo-mo-los.
1º PERMANECER NA PALAVRA: A Palavra de Deus é Sagrada porque tem sua origem no Único Deus que é Santo. Ela tem poder e autoridade sobre a vida daqueles que crêem nela. Ela nos dá as instruções necessárias e direções corretas para vivermos uma vida diferente da mediocridade e inconstãncia e nos proporciona condições para alcançarmos os alvos desejados, visto que, ela é a "bússola" para nossas vidas. Um Guia de fé que usamos para a prática. A Palavra é a Verdade imarcescível de Deus para nós. Em Jo 15:9, Jesus fala sobre a Palavra que produz amor em nós. Quando permitimos que Ela tranforme nossa vida e todo nosso modo de viver, então, ela oferecerá para nós uma nova visão sobre o amor e sobre a forma de expressarmos esse sentimento. O fato de amarmos nosso próximo nos coloca, involuntariamente, em uma posição elevada (1 Jo 2:10). Permancer na Palavra nos torna a sermos mais amorosos porque Ela é a Palavra do Deus que é Amor. E traz crescimento para nossa vida porque apendemos com as experiências e, lidando, com as situações do dia-a-dia. O crescimento é favorável pelo fato d'Ela (a Palavra) está em nós como alimento mais precioso e sublime para a alma. A PALAVRA TORNA EM NÓS O HABITAR DE CRISTO DE MODO INSEPARÁVEL E ETERNO!
2º PERMANECER EM CRISTO: A permanência na Palavra nos condiciona a vivermos para Jesus. Viver para Cristo é muito além de, somente, deixar as coisas desse mundo tenebroso. É uma mudança de entrega e disposição para viver o melhor (mesmo que passemos [e vamos passar] por situações difíceis que nos levem a viver aflitos). O permanecer em Cristo não nos livra das aflições por completo, mas com Ele estamos seguros. O termo na língua Grega nos diz isso: "ficar com uma pessoa, manter-se firme sem desviar-se do alvo". Há momentos que estamos bem, que todos os nossos desejos etão sendo ralizados e as nossas vontades são o que alimenta nossos sonhos e, de repente, tudo muda, é como se passase um furacão ou um tornado e varresse nossos pensamentos e ações. O que fazemos quando isso acontece? Mantemos nossos olhos n'Aquele que nos sustenta ou olhamos à tempestade que acontece em nossa volta? O texto original nos diz que não podemos nos desviar de Jesus, que precisamos manter-nos n'Ele e confiarmos na Sua palavra e no Seu poder. Em João 15, Jesus fala sobre os que PERMANECEM n'Ele e que esses dão frutos. Jesus fala que é necessário estar ligado aos seus pensamentos, vontades e desejos. Não basta somente participar de um grupo evangélico, mas é necessário viver suas dores e entender Sua vontade. O cristão é chamado a dar bons frutos, por isso Jesus nos diz que quem PERMANECER n'Ele dará frutos de amor, mansidão, esperança, fé, misericórdia, justiça e outros. Quem permanecer em Cristo se encontrará na posição de um frutificador ou de um ser produtivo. Quem permanece em Cristo vive, ou passa a viver, em vida plena. A pessoa que mentém-se ligado a Jesus desfruta das bênçãos de Cristo que não traz dores e goza a vida de forma sábia e alegre. Permanecer em Cristo é saber que há socorro mesmo quando as ondas estão gigantes a ponto de sufocá-lo e que neste momento Ele está ali para livrar da situação. É ver a Luz em meio a noite de intensa neblina e escuridão. É saber que a Luz brilha por sobre o túnel e não somente ela está no fim, mas as dores vão passar, que é apenas um momento. É sabido que vale a pena seguir e PERMANECER em Cristo.
3º PERMANECER EM DEUS: Permanecer em Cristo e na Sua Palavra é o que nos faz alcançar a permanência eterna. Conhecer a Palavra e saber por meio dela os propósitos de Jesus é o que nos coloca nos centro da vontade de Deus. Todas as coisas podem passar de nós e por nós, mas a nossa permanência em Deus é garantida por estarmos em Jesus. E se espiarmos o texto Grego, ele nos dá também o significado de CONTINUAR E INSISTIR. Precisamos insistir para PERMANECERMOS em Deus fazendo uso da Sua Palavra e da autoridade do nome de Jesus, mesmo que os manjares sejam oferecidos e as tentações sejam "belas demais" aos nossos olhos. Precisamos INSISTIR para CONTINUAR com o propósito de servirmos a Cristo e alcançar o melhor que Ele tem para nós (não por merecermos, mas porque Ele cumpre o que promete e faz tudo por amor do Seu nome). Permanecer em Deus é:
"Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro". Isaías 45:22 e ainda:
"E, sendo ele [Jesus] consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem". Hebreus 9:5