Deus em Lucas 15:11-32

Texto básico: Lc 15: 11-32

Introdução: Os pais se relacionam sempre com os filhos, mesmo que o filho não seja um bom filho mesmo assim os pais se relacionam com os filhos. Jesus apresenta o Pai na parábola contada por Ele aos fariseus e escribas quando estes o criticava por Jesus ter comido com os Pecadores (Lc 15:1-3)

Destacar o Pai na parábola

De que forma Deus se relaciona com os filhos?

1- Ouvir (Deus sempre nos ouve, mesmo quando estamos errados) v. 12

Quando o filho mais novo pede a herança o Pai não discute com o filho. Ele poderia der dado uma broca, uma surra, ou simplesmente ignorado o pedido de seu filho.

O filho mais moço exige do Pai a parte que lhe cabe – a herança. Quantos filhos de Deus estão exigindo isso, ou aquilo de Deus.

Essa é a visão que muitos têm sobre Deus – Deus eu quero e pronto. Não importa o que aconteça eu quero...

Sabe o que aconteceu no caso do filho mais novo? Deus concedeu seu pedido, Deus repartiu os haveres, não discutiu, não argumentou “ então o Pai repartiu os bens entre eles”

O Pai também ouve aquele que pensa sempre que está certo - o filho mais velho V. 28 “ Então o Pai saiu e insistiu com ele”

2- Ver “Ainda estando longe seu Pai o viu” v.20

O nosso Pai vê todas as coisas, vê quando o seu filho está se afastando percebe a maneira com que os filhos lhe tratam no caso da parábola. Um filho que quer a sua parte depois que ganha sai e desperdiça e por outro lado o filho mais velho aquele que tem tudo, mas não sabe aproveitar aquele que tem um coração egoísta, aquele que tem dificuldade para perdoar.

Nosso Pai esta vendo nossas atitudes, o pastor, os irmãos podem não enxergar as atitudes dos irmãos os pensamentos, mas o Pai ele nos sonda os nossos pensamentos com diz nos salmo 139

Deus está nos vendo

Não adianta tentar enganar Deus, Muitos dizem ah eu vou à igreja os outros vão ver, vão perceber

3- Sentir v.20 “encheu-se de compaixão”

Deus enche de compaixão para aquele que se arrepende, e está pronto a receber aquele que se distancia aquele que vai se afastando da presença dEle, quantos filho de Deus tem se afastado... Muitos pensam que estão certos, mas estão vivendo de modo irresponsável, desperdiçando o que ganhou de Deus. Ou até estão dentro de casa dentro da casa do Pai, mas não consegue se relacionar com o pai, com o irmão. Tem raiva ódio do irmão, não consegue amar “aquele que não ama não conhece a Deus” I Jo 4:8

Se alguém diz: eu amo a Deus e odeia seu irmão, é mentiroso. I Jo 4:20

Deus é amor por isso sente compaixão pelos filhos que se arrependem

4- Agir

Muitos pensam que Deus se esqueceu. O filho mais novo reconheceu seu erro e vi Deus de outra maneira só então Deus transformou sua vida.

Porque muitos não são transformados por completo? É porque ainda não reconheceram, não perceberam que estão vivendo longe da presença de Deus. O como o filho mais velho mesmo estando dentro de casa chega a pensar que o Pai está não age, que o Pai não escuta. V. 29 “Ele, porém, respondeu ao Pai: Há tanto tempo te sirvo, e nunca desobedeci a uma ordem tua; mesmo assim nunca me deste um cabrito para eu me alegrar com meus amigos” O crente que esta muito tempo na igreja, pensa que faz tudo certinho, nunca desobedece a Deus, mas nuca se alegra, reclama porque seu irmão está de volta, em resumo é um ciumento.

Deus está aqui, Pai está aqui

De que forma você tem se relacionado com o Pai? O nosso Pai nos ouve, nos vê, sente, e age por nós.

Rogério Alves de Carvalho
Enviado por Rogério Alves de Carvalho em 20/08/2010
Código do texto: T2449591
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.